Caça & pesca & natureza
Pombos de negaça Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Pombos de negaça Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Pombos de negaça

Ir para baixo 
+11
sergio magalhaes
durao23
podengos&coelhos
beretta302
RUI PERPETUA
litofaria
Hélio
nlidonio
brunoferraz
luis_barrocas
antonio silva
15 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyTer Abr 13, 2010 8:35 pm

Raça apurada á cerca de 40 anos com o tamanho dos torcases, com voar bastante macio.

Pombos de negaça Pombos056

Pombos de negaça Pombos061

Pombos de negaça Pombos063
Ir para o topo Ir para baixo
luis_barrocas
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
luis_barrocas


Número de Mensagens : 724
Idade : 48
Localização : Santa Maria da Feira
Data de inscrição : 03/07/2009

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyTer Abr 13, 2010 11:14 pm

parabéns pelos pombos caro amigo António silva Pombos de negaça 910593 Pombos de negaça 600400
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyQua Abr 14, 2010 8:43 am

Sem duvida que deve ser uma grande paixao sua.
Parabens pelos Pombos.
Cump. Bruno Ferraz.
Ir para o topo Ir para baixo
nlidonio
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
nlidonio


Número de Mensagens : 26
Idade : 44
Localização : Fazendas De Almeirim
Data de inscrição : 17/04/2010

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyDom Abr 18, 2010 8:42 pm

Belos pombos sim senhor... para o ano que vem vão fazer falta, já este... Pombos de negaça Icon_scratch é o que se sabe...
Ir para o topo Ir para baixo
nlidonio
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
nlidonio


Número de Mensagens : 26
Idade : 44
Localização : Fazendas De Almeirim
Data de inscrição : 17/04/2010

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyDom Abr 18, 2010 8:45 pm

Já agora sabe como se imita nesse pombo as riscas brancas nas asas e a gola no pescoço como tem os torcazes...

Se não eu digo-lhe... se quizer claro...

Um abraço...
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyDom Abr 18, 2010 8:54 pm

Amigo António já sei onde ir para arranjar um casal de pombos para negaçar. É que os meus são mais rijos a bater as asas. lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyDom Abr 18, 2010 8:54 pm

nlidonio escreveu:
Já agora sabe como se imita nesse pombo as riscas brancas nas asas e a gola no pescoço como tem os torcazes...

Se não eu digo-lhe... se quizer claro...

Um abraço...

Eu quero! Diz-la como é?
Ir para o topo Ir para baixo
nlidonio
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
nlidonio


Número de Mensagens : 26
Idade : 44
Localização : Fazendas De Almeirim
Data de inscrição : 17/04/2010

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyDom Abr 18, 2010 9:01 pm

Hélio escreveu:
nlidonio escreveu:
Já agora sabe como se imita nesse pombo as riscas brancas nas asas e a gola no pescoço como tem os torcazes...

Se não eu digo-lhe... se quizer claro...

Um abraço...

Eu quero! Diz-la como é?

Na expocaça se nos encontar-mos eu digo-te como se faz... depois é só atirar como a malta do dvd que me deste... mas para isso temos que ter pombos a entrar é claro... Pombos de negaça Icon_cheers
Ir para o topo Ir para baixo
litofaria
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
litofaria


Número de Mensagens : 171
Idade : 30
Localização : guimaraes
Data de inscrição : 11/11/2009

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyDom Abr 18, 2010 9:07 pm

amigos foristas, o que estes pombos de negaça?.
para que servem ?
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyDom Abr 18, 2010 9:16 pm

Servem para atrair os pombos torcazes para perto de ti.

Podes ver uma negaça que está numa vara sobe e desce.



Ou mais aqui:

Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyDom Abr 18, 2010 9:17 pm

nlidonio esses pombos que vês no DVD ou na expocaça é uma raça de pombos mesmo assim!
Ir para o topo Ir para baixo
litofaria
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
litofaria


Número de Mensagens : 171
Idade : 30
Localização : guimaraes
Data de inscrição : 11/11/2009

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyDom Abr 18, 2010 9:22 pm

ah, obrigada amigo helio
Ir para o topo Ir para baixo
nlidonio
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
nlidonio


Número de Mensagens : 26
Idade : 44
Localização : Fazendas De Almeirim
Data de inscrição : 17/04/2010

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyDom Abr 18, 2010 9:23 pm

Hélio escreveu:
nlidonio esses pombos que vês no DVD ou na expocaça é uma raça de pombos mesmo assim!


Eu disse-te que depois dizia-te como SE FAZ para eles ficarem assim, por isso depois falamos... agora tens que arranjar uns pombitos jeitosos para depois lhe fazer-mos a operação plástica... Pombos de negaça Icon_lol
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyDom Abr 18, 2010 9:30 pm

Não vale leva-los ao cabeleireiro para fazer madeixas. lol!
Ir para o topo Ir para baixo
nlidonio
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
nlidonio


Número de Mensagens : 26
Idade : 44
Localização : Fazendas De Almeirim
Data de inscrição : 17/04/2010

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyDom Abr 18, 2010 9:39 pm

Hélio escreveu:
Não vale leva-los ao cabeleireiro para fazer madeixas. Pombos de negaça Lol




Pombos de negaça Lol Pombos de negaça Lol Pombos de negaça Lol Pombos de negaça Icon_scratch
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyDom Abr 18, 2010 9:45 pm

nlidonio escreveu:
Hélio escreveu:
Não vale leva-los ao cabeleireiro para fazer madeixas. Pombos de negaça Lol




Pombos de negaça Lol Pombos de negaça Lol Pombos de negaça Lol Pombos de negaça Icon_scratch
Nesta raça não é nesseçário madeixas pois de tempos a tempos nascem alguns com penas brancas nas asas, mas esses ninguem dispença é o produto de varios cruzamento ao longo de muitos anos por um caçador profissional á já muitos anos.
Ir para o topo Ir para baixo
RUI PERPETUA
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
RUI PERPETUA


Número de Mensagens : 43
Idade : 46
Localização : PONTE DE SOR
Data de inscrição : 18/04/2010

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyDom Abr 18, 2010 10:38 pm

Isso não é o cruzamento dos pombos "romanos" com os nossos?
Eu tenho esse cruzamento e ficam maiores que os normais e menores que os romanos.
Não ficam tão pesados e o tamanho é identico aos torcazes.
O bater das asas faz o simbilar ser também identico.
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptySeg Abr 19, 2010 9:02 am

RUI PERPETUA escreveu:
Isso não é o cruzamento dos pombos "romanos" com os nossos?
Eu tenho esse cruzamento e ficam maiores que os normais e menores que os romanos.
Não ficam tão pesados e o tamanho é identico aos torcazes.
O bater das asas faz o simbilar ser também identico.

Não sei que tipos de cruzamentos foram feitos mas os decendenes nascem sempre iguais por vezes como referi atraz nascem alguns com as guias das asas brancas mas muito poucos.
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptySeg Abr 19, 2010 9:44 pm

Riscas brancas nas espanholas??

Para quê???
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyTer Abr 20, 2010 2:00 pm

beretta302 escreveu:
Riscas brancas nas espanholas??

Para quê???
Beretta, penso eu que é pra ficarem o mais parecidos com os torcazes.
Por falar em torcazes penso que em Espanha estes são autorizados como negaças coisa que em Portugal é proibido. Corrijam-me se estiver errado.
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyTer Abr 20, 2010 2:37 pm

Sempre cacei aos pombos com espanholas.

Tenho caçado com homens com varas e espanholas extraordinárias, que de facto fazem uma selecção rigorosa dos pombos, ao que me sinto com legitimidade de afirmar que os pombos da foto me parecem extraordinários (visualmente, sem os ver a trabalhar - obviamente, e como todos sabemos, as "asas" e o revôo destes pombos são fundamentais).

Agora essa de pintar as asas e meter "gravatas" aos pombos, para mim, confesso ser de extrema novidade... nunca tinha ouvido tal coisa...
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyTer Abr 20, 2010 2:57 pm

Amigo podengos penso que não á nada na lei que proiba a utilização de torcazes como negaças no entanto a sua utilização torna-se quase impossivel devido ao seu comportamento e ás suas caracteristicas, perdem as penas com bastante facilidade e espantam-se ao ver os outros, mesmo criados á mão, não dando resultado mesmo na vara, testado por diversas vezes por muito caçadores na minha zona e tambem por mim, quanto ao pintarem os pombos é para mais fácil visualização por parte dos torcazes embora eu pessoalmente nunca tenha utilizado esse tecnica tenho conhecimento que é usada.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyTer Abr 20, 2010 3:16 pm

Amigo AS, obrigado pela explicação.
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyTer Abr 20, 2010 3:53 pm

Na questão dos Torcazes para negaças acho que já alguém, noutro forum, mandou um email aos serviços da AFN e a reposta foi que não se podiam utilizar.

O decreto-lei 202 com as alterações do 201 de 2005:
Citação :

Artigo 82.º
Negaças e chamarizes

1 - O uso de negaças e chamarizes só é permitido nos termos definidos nos artigos 92.º a 106.º do presente diploma para cada uma das espécies cinegéticas.
2 - Durante o exercício venatório é proibida a utilização ou a detenção de aparelhos que emitam ultra-sons e ainda dos que, funcionando por bateria ou pilhas, tenham por efeito atrair as espécies cinegéticas, bem como o uso de negaças que sejam animais cegos ou mutilados.

Artigo 103.º43
Caça aos pombos

1 - A caça ao pombo-da-rocha, ao pombo-bravo e ao pombo-torcaz pode ser exercida de salto, à espera e de cetraria.
2 - É permitida a utilização de negaças na caça aos pombos.
3 - Sem prejuízo do disposto nos números seguintes, o exercício da caça ao pombo-da-rocha pode ser per-mitido nos meses de Agosto a Dezembro e ao pom-bo-bravo e ao pombo-torcaz de Agosto a Fevereiro.
4 - Em terrenos cinegéticos não ordenados, a caça a estas espécies nos meses de Agosto, Setembro, Janeiro e Fevereiro só é permitida de espera e de cetraria e apenas nos locais e nas condições estabelecidos por edital da DGRF.
5 - Nos meses de Agosto e Setembro é proibido o exercício da caça a estas espécies a menos de 100 m de pontos de água acessíveis à fauna e de locais artificiais de alimentação.
6 - O exercício da caça ao pombo-da-rocha só é permitido nos municípios definidos em portaria do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.

Artigo 107.º45
Espécies cinegéticas em cativeiro

1 - A reprodução, criação e detenção de espécies cinegéticas em cativeiro pode ser autorizada para fins de repovoamento, utilização em campos de treino, produção de reprodutores, consumo alimentar, produção de peles ou fins científicos, didácticos, recreativos e de colecção.
2 - Só é permitida a reprodução, criação e detenção em cativeiro das espécies cinegéticas e subespécies identificadas em portaria do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, ouvido o Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, que estabelece os fins a que se destina cada espécie e, ainda, as condições de autorização.

3 - A reprodução, a criação e a detenção de espécies cinegéticas em cativeiro dependem de autorização expressa da DGRF e de parecer favorável do ICN nas áreas classificadas, após parecer favorável da Direcção-Geral de Veterinária sobre os aspectos sanitários, com excepção da reprodução de coelho-bravo de populações locais em zonas de caça com o fim exclusivo de proceder ao respectivo repovoamento.
4 - A DGRF pode ainda autorizar a detenção de espécies cinegéticas em centros de recuperação de animais.
5 - Os alvarás para reprodução, criação e detenção de espécies cinegéticas em cativeiro definem as obrigações decorrentes da autorização e são válidos por cinco anos civis, renováveis por iguais períodos.
6 - A reprodução de pombo-da-rocha e de coelho-bravo prevista no n.o 3 não carece de alvará, obedecendo a captura dos reprodutores, no caso dos coelhos, ao disposto no n.o 2 do artigo 4.º

Olhando para a lei parece-me que é um pouco difícil obter uma autorização para negaçar com torcazes mas eu não me importava de a ter.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyTer Abr 20, 2010 3:57 pm

Hélio, também era essa a ideia que eu tinha.

P.S. - As rolas já por cá andam mas muito poucas. A tua SMS recebi na viagem a França e por isso não te liguei. Pombos de negaça Icon_wink
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyTer Abr 20, 2010 4:02 pm

Não há crise. cheers
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyTer Abr 20, 2010 4:10 pm

Hélio escreveu:
Na questão dos Torcazes para negaças acho que já alguém, noutro forum, mandou um email aos serviços da AFN e a reposta foi que não se podiam utilizar.

O decreto-lei 202 com as alterações do 201 de 2005:
Citação :

Artigo 82.º
Negaças e chamarizes

1 - O uso de negaças e chamarizes só é permitido nos termos definidos nos artigos 92.º a 106.º do presente diploma para cada uma das espécies cinegéticas.
2 - Durante o exercício venatório é proibida a utilização ou a detenção de aparelhos que emitam ultra-sons e ainda dos que, funcionando por bateria ou pilhas, tenham por efeito atrair as espécies cinegéticas, bem como o uso de negaças que sejam animais cegos ou mutilados.

Artigo 103.º43
Caça aos pombos

1 - A caça ao pombo-da-rocha, ao pombo-bravo e ao pombo-torcaz pode ser exercida de salto, à espera e de cetraria.
2 - É permitida a utilização de negaças na caça aos pombos.
3 - Sem prejuízo do disposto nos números seguintes, o exercício da caça ao pombo-da-rocha pode ser per-mitido nos meses de Agosto a Dezembro e ao pom-bo-bravo e ao pombo-torcaz de Agosto a Fevereiro.
4 - Em terrenos cinegéticos não ordenados, a caça a estas espécies nos meses de Agosto, Setembro, Janeiro e Fevereiro só é permitida de espera e de cetraria e apenas nos locais e nas condições estabelecidos por edital da DGRF.
5 - Nos meses de Agosto e Setembro é proibido o exercício da caça a estas espécies a menos de 100 m de pontos de água acessíveis à fauna e de locais artificiais de alimentação.
6 - O exercício da caça ao pombo-da-rocha só é permitido nos municípios definidos em portaria do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.

Artigo 107.º45
Espécies cinegéticas em cativeiro

1 - A reprodução, criação e detenção de espécies cinegéticas em cativeiro pode ser autorizada para fins de repovoamento, utilização em campos de treino, produção de reprodutores, consumo alimentar, produção de peles ou fins científicos, didácticos, recreativos e de colecção.
2 - Só é permitida a reprodução, criação e detenção em cativeiro das espécies cinegéticas e subespécies identificadas em portaria do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, ouvido o Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, que estabelece os fins a que se destina cada espécie e, ainda, as condições de autorização.

3 - A reprodução, a criação e a detenção de espécies cinegéticas em cativeiro dependem de autorização expressa da DGRF e de parecer favorável do ICN nas áreas classificadas, após parecer favorável da Direcção-Geral de Veterinária sobre os aspectos sanitários, com excepção da reprodução de coelho-bravo de populações locais em zonas de caça com o fim exclusivo de proceder ao respectivo repovoamento.
4 - A DGRF pode ainda autorizar a detenção de espécies cinegéticas em centros de recuperação de animais.
5 - Os alvarás para reprodução, criação e detenção de espécies cinegéticas em cativeiro definem as obrigações decorrentes da autorização e são válidos por cinco anos civis, renováveis por iguais períodos.
6 - A reprodução de pombo-da-rocha e de coelho-bravo prevista no n.o 3 não carece de alvará, obedecendo a captura dos reprodutores, no caso dos coelhos, ao disposto no n.o 2 do artigo 4.º

Olhando para a lei parece-me que é um pouco difícil obter uma autorização para negaçar com torcazes mas eu não me importava de a ter.

Vendo o caso deste prisma o amigo podengos tinha razão, a alguns anos informei-me dessa situação a resposta foi não á nada na lei que proiba o uso dos torcazes como negaça ,contudo não se podem criar em cativeiro, como se podem então utilizar como negaça?
Amigo Hélio penso que neste caso não seviria de nada pois foi testado durante muitos anos por muitos caçadores mas sempre sem resultados.
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyTer Abr 20, 2010 4:13 pm

Não sei se conhece a malta da Atracção Fatal de Monfortinho que costuma a estar na Expocaça com as negaças. Eles usam em Espanha os Torcazes principalmente nas varas. Em conversa com um deles, o Tomás, se não me engano, até como negaças soltas eles tinham um ou dois mas acho que acabaram por os perder pois juntaram-se ao bando de torcazes e bye-bye.

Logo penso que seja possível mas muito mais difícil. Como disse o António as suas negaças foram apuradas ao longo de anos e agora são "meigas" no voar e trabalham bem. Com os torcazes e a sua natureza bravia penso que não será fácil tê-los meigos. cheers
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyTer Abr 20, 2010 7:33 pm

Hélio escreveu:
Não sei se conhece a malta da Atracção Fatal de Monfortinho que costuma a estar na Expocaça com as negaças. Eles usam em Espanha os Torcazes principalmente nas varas. Em conversa com um deles, o Tomás, se não me engano, até como negaças soltas eles tinham um ou dois mas acho que acabaram por os perder pois juntaram-se ao bando de torcazes e bye-bye.

Logo penso que seja possível mas muito mais difícil. Como disse o António as suas negaças foram apuradas ao longo de anos e agora são "meigas" no voar e trabalham bem. Com os torcazes e a sua natureza bravia penso que não será fácil tê-los meigos. cheers

Ora nem mais, mesmo criádos por nós a virem comer á mão e muito mansos quando vem os da sua raça adeus pombos, quando presos andam para se matar para se soltar.
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça EmptyTer Abr 20, 2010 10:00 pm

Mesmo que fosse licita a caça com torcazes, é um pombo muito bravo, logo seria impensavel mete-lo num champil 1 mes seguido, com pessoas a mexer-lhe... depois, são pombos que perdem as penas com facilidade, inclusive as guias... e para não falar que é um pombo mais pesado que os nossos, e que usado como espanhola, dava dois ou três voos e cansava..caia que nem uma pedra...

Todos nós temos anos de experiencia com pombos mansos... e penso que não há melhor... que outro pombo pode ser colocado na vara sem carapuça, ou ser havituado a estar constantemente a ser mexido??

Equipa que ganha não mexe...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pombos de negaça Empty
MensagemAssunto: Re: Pombos de negaça   Pombos de negaça Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pombos de negaça
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Cartuchos para pombos
» Pombos
» Pombos
» pombos
» Pombos em dia de vendaval - Conselho!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: A Caça em Portugal :: Fauna Cinegética-
Ir para: