Caça & pesca & natureza
Alcance de busca dos cães coelheiros??? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Alcance de busca dos cães coelheiros??? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Alcance de busca dos cães coelheiros???

Ir para baixo 
+3
beretta302
Marcodatsun
Henriques
7 participantes
AutorMensagem
Henriques
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Henriques


Número de Mensagens : 60
Idade : 43
Localização : Alenquer
Data de inscrição : 03/12/2008

Alcance de busca dos cães coelheiros??? Empty
MensagemAssunto: Alcance de busca dos cães coelheiros???   Alcance de busca dos cães coelheiros??? EmptyTer Abr 06, 2010 8:34 am

Como disse anteriormente cada um tem o seu estilo de caça, ou caçam mais em bordas ou em matos pegados, e aí acho que devemos saber escolher os cães para os devidos locais.

Pessoalmente gosto de cães que cacem perto, mas com nariz suficiente para levar o coelho a distância que for preciso, e nesse aspecto derreto-me com cães a dar “carreiras” aos coelhos sejam eles que raça forem.

E de preferência que latam muito mesmo muito, não aprecio é mentirosos!
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Alcance de busca dos cães coelheiros??? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcance de busca dos cães coelheiros???   Alcance de busca dos cães coelheiros??? EmptyTer Abr 06, 2010 9:02 am

penso que os topicos sobre o tamanho dos coelheiros e sobre estão um pouco resumidos a uma coisa, cada um de nós procura cães adequados ao local onde caça e á forma como caça, se formos para um local de silvas talvez seja bom cães medios/baixos e que cacem curto, se formos para sitios de matos talvez seja melhor cães medios e um pouco mais autonomos um pouco mais ponteiros não em demasia Alcance de busca dos cães coelheiros??? Icon_biggrin
Depois disto vale o gosto pessoal cada um de nós Alcance de busca dos cães coelheiros??? Icon_cheers
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Alcance de busca dos cães coelheiros??? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcance de busca dos cães coelheiros???   Alcance de busca dos cães coelheiros??? EmptyTer Abr 06, 2010 9:08 am

Na minha modesta opinião, se há coisa nefasta na caça ao coelho, é um cão rijo, que cace a kms de distância do dono (a não ser com o intuito de bater para as esperas, que aí é deixar correr o animal).

A caçar ao coelho há um ditado muito antigo que diz "caçador coxo e cão velho"...

A meu ver, para caçar bem ao coelho, deve-se caçar com cães bem pertinho, bem devagar, para não deixar caça para trás, de forma silenciosa e intensa.

Nas silvas, pouco barulho, tendo apenas um/dois cães com chocalhos (os ponteiros, que de forma proactiva incitem os outros cães), para retirar a caça de dentro para fora, e sem cães fora das silvas, senão o coelho não sai.

Tudo devagarinho e bem perto, senão em anos secos como os ultimos, é ver os coelhos a kms de distância a correr à nossa frente e nós a caçar só rastos...


Quanto aos cães mentirosos, que passam o dia a ladrar... se eles caçam... que há a fazer? ralhar uma ou outra vez, mas infelizmente eles nem sempre fazem o que queremos...
Ir para o topo Ir para baixo
jlopes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 58
Idade : 64
Localização : palmela
Data de inscrição : 27/09/2008

Alcance de busca dos cães coelheiros??? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcance de busca dos cães coelheiros???   Alcance de busca dos cães coelheiros??? EmptyTer Abr 06, 2010 6:53 pm

Pois é caro amigo
Mas o dificil é conseguir juntar no mesmo cão rijeza para partir tudo, e submissão para só caçar ao pé do dono, e ainda por cima não ser mentiroso, será o cão perfeito diremos nós caçadores de silvados, mas já quem cace em grandes matagais estará a pensar, mas par que quero eu um cão que cace só ao pé de mim e ainda por cima só latique quando vir o coelho, lá está o que diz o amigo Marcodatsun "cada um de nós procura cães adequados ao local onde caça e á forma como caça".
Jlopes
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Alcance de busca dos cães coelheiros??? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcance de busca dos cães coelheiros???   Alcance de busca dos cães coelheiros??? EmptyTer Abr 06, 2010 9:09 pm

Caro amigo Jlopes,

Não podia estar mais de acordo com o meu caro, e daí que para mim, a caça ao coelho é precisamente como descrevi: devagarinho, com muita calma e cães macios, tal como diz o ditado: "caçador coxo e cão velho"...

Relativamente a outros locais e formas de caçar, cá está, concordo plenamente com o meu amigo quando refere que cada caçador deve flexibilizar os animais consoante as permissas com que lida.

Mais, sou defensor acérrimo que os cães devem-se adquirir enquanto cachorros, e não em adultos e/ou já a caçar. Isto por forma a que os temperamentos, andamentos e formas de caça dos animais sejam moldados pelo proprietário e não pelo criador, que podem ter duas visões e formas de caçar completamente distintas.
Ir para o topo Ir para baixo
jlopes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 58
Idade : 64
Localização : palmela
Data de inscrição : 27/09/2008

Alcance de busca dos cães coelheiros??? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcance de busca dos cães coelheiros???   Alcance de busca dos cães coelheiros??? EmptyQua Abr 07, 2010 6:01 pm

Caro amigo beretta302
"Mais, sou defensor acérrimo que os cães devem-se adquirir enquanto cachorros, e não em adultos e/ou já a caçar" concordo plenamente consigo, e digo mais dá me o mesmo prazer ensinar um cachorro ou caçar.
Jlopes
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 60
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

Alcance de busca dos cães coelheiros??? Empty
MensagemAssunto: Alcançe de busca dos cães coelheiros???   Alcance de busca dos cães coelheiros??? EmptyQua Abr 07, 2010 9:47 pm

Eu pessoalmente concordo com o que foi referido anteriormente,mas apenas no que diz respeito a caçar em silvados , matos curtos,ou até zonas com pouco mato.
Como normalmente aqui na minha zona os matos são cerrados,e também costumo caçar em estevas no Alentejo,eu prefiro cães com uma busca mais ampla,aliás não gosto de cães a caçar muito curto,daquele tipo que vai ao latir dos outros,mas regressa logo e começa a procurar perto de mim.
Esses para mim não servem,com os de busca mais larga (cães que se o dono estiver parado dez minutos no mesmo local,batam tudo nos arredores)tenho a vantagem de ser mais uma porta,não tenho necessidade de ter de entrar em certos matagais,porque eles afastam-se e vão lá dentro ,se um latir vão todos ,e eu fico sem cães à minha volta durante algum tempo,por vezes o necessário para me aparecer um coelho.
Não quero dizer com isto que gosto de cães ponteiros,nada disso,apenas que gosto de cães que cacem um pouco mais largo,a caça também volta para trás (muitas vezes)e se não houver barulho vem passar perto do caçador que se souber colocar e estiver quieto algum tempo irá tirar partido desta situação.
Também sou da opinião que se devem adquirir cachorros ,porque estes com a idade acabam por se moldar ao trabalho dos mais velhos e caçar da mesma forma.
Ir para o topo Ir para baixo
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 403
Idade : 39
Localização : Leiria
Data de inscrição : 21/02/2009

Alcance de busca dos cães coelheiros??? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcance de busca dos cães coelheiros???   Alcance de busca dos cães coelheiros??? EmptySex Abr 09, 2010 5:39 pm

como já foi referido depende de onde se caçe, por exemplo cão curto para bordas sai o coelho e tiro e cão largos para matos de maiores dimençoes...
Ir para o topo Ir para baixo
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
João Paulo


Número de Mensagens : 870
Idade : 56
Localização : Almada
Data de inscrição : 08/04/2010

Alcance de busca dos cães coelheiros??? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcance de busca dos cães coelheiros???   Alcance de busca dos cães coelheiros??? EmptySex Abr 09, 2010 5:48 pm

Alcance de busca dos cães coelheiros??? Icon_biggrin
Marcodatsun escreveu:
penso que os topicos sobre o tamanho dos coelheiros e sobre estão um pouco resumidos a uma coisa, cada um de nós procura cães adequados ao local onde caça e á forma como caça, se formos para um local de silvas talvez seja bom cães medios/baixos e que cacem curto, se formos para sitios de matos talvez seja melhor cães medios e um pouco mais autonomos um pouco mais ponteiros não em demasia Alcance de busca dos cães coelheiros??? Icon_biggrin
Depois disto vale o gosto pessoal cada um de nós Alcance de busca dos cães coelheiros??? Icon_cheers

Não é preciso complicar muito. Está tudo dito Alcance de busca dos cães coelheiros??? Icon_cool
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Alcance de busca dos cães coelheiros??? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcance de busca dos cães coelheiros???   Alcance de busca dos cães coelheiros??? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Alcance de busca dos cães coelheiros???
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: