Caça & pesca & natureza
O que fazer contra a doença do Coelho Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
O que fazer contra a doença do Coelho Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 O que fazer contra a doença do Coelho

Ir para baixo 
+25
jose ANTONIO
Vixen
diasibiza
patrick_lgs
M.Roxo
Stick
coelhobravo
Ricardopedro
zambujal
dinis reis
Ciclone
Albano
Vitor21
rafeirage
ondas
AMendes80
L.AGOSTINHO
brunoferraz
sergio magalhaes
joao francisco
Marcodatsun
José Pimenta
Banzé
Simson
podengos
29 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptyDom Fev 17, 2008 4:53 pm

Bem amigos estamos no fim de mais uma epoca de caça o que fazer contra a doença dos coelhos,serà que jà à Vaçina contra a doença ?Serä que nos caçadores podemos
fazer alguma coisa contra esté mal que ataca os nossos Coelhos. :scratch:
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Simson
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Simson


Número de Mensagens : 13
Idade : 47
Localização : Gaia
Data de inscrição : 03/03/2008

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: Re: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptySeg Mar 03, 2008 2:12 pm

Acho que Nuestros Hermanos já descobriram algo , pois para terem pragas como as que têm tido estes ultimos anos , algo descobriram , nós teremos que descobrir a maneira de lhes "arrancar" esse segredo. 8) :suspect:
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptySex Mar 07, 2008 10:39 am

Sem duvida simpson concordo ctg
Ir para o topo Ir para baixo
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Banzé


Número de Mensagens : 339
Idade : 50
Localização : Cabo da Roca - Cascais
Data de inscrição : 07/03/2008

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: Re: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptySex Mar 07, 2008 7:23 pm

Não há duvida que, e infelizmente, temos sempre de andar atrás de Nuestros Hermanos para tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Banzé


Número de Mensagens : 339
Idade : 50
Localização : Cabo da Roca - Cascais
Data de inscrição : 07/03/2008

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: Re: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptySex Mar 07, 2008 7:42 pm

Esqueci-me de dizer que há zonas de caça, creio que em Portugal já se faz isso, que estao a cruzar coelhos bravos com mansos, inserindo assim novos genes no coelho bravo que sao mais resistentes a doenças, como sao os genes do coelho manso e tem dado resultado.
O coelho bravo já "vem" com uma predisposição a contrair certas doenças, derivado tambem ao factor hereditário, alem do genético, o que o torna vulnerável ás conhecidas doenças e isso tem sido minimizado com estes cruzamentos.
Eu concordo que se acaba com uma linhagem propria do coelho bravo, criando-se uma, quase, geneticamente modificada, mas acho que tem mais vantagens do que desvantagens.
Ir para o topo Ir para baixo
Simson
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Simson


Número de Mensagens : 13
Idade : 47
Localização : Gaia
Data de inscrição : 03/03/2008

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: Re: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptySáb Mar 08, 2008 12:45 pm

Os Espanhois estão a meter um tipo de coelhos , que o denominam por "Cola de Alagodon" que segundo eles , são imunes as doenças (Hemorragica e Mixomatose) , e além disso procriam todos os meses.
Ir para o topo Ir para baixo
José Pimenta
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
José Pimenta


Número de Mensagens : 97
Idade : 62
Localização : Vila Nova de Gaia
Data de inscrição : 13/03/2008

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: Re: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptyQui Mar 13, 2008 11:45 pm

O cruzamento com coelho manso, para além de asneira, não resolve coisa nenhuma (o meu pai tem coelhos mansos em casa e cruzados também e de vez enquando é cada razia dos diabos, principalmente com a hemorrágica).
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptySeg Mar 17, 2008 2:34 pm

os coelhos bravos tem defesas naturais quem os cruzar so esta a fazer pior pk o coelho mando não tem instintos nem defesas selvagens ;)
Ir para o topo Ir para baixo
joao francisco
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joao francisco


Número de Mensagens : 2
Idade : 36
Localização : Ponta Delgada, Açores
Data de inscrição : 13/02/2010

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: Re: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptyTer Fev 23, 2010 3:47 am

podengos escreveu:
Bem amigos estamos no fim de mais uma epoca de caça o que fazer contra a doença dos coelhos,serà que jà à Vaçina contra a doença ?Serä que nos caçadores podemos
fazer alguma coisa contra esté mal que ataca os nossos Coelhos. O que fazer contra a doença do Coelho Icon_scratch



Boas amigo, sou dos Açores, ca a doença dos coelhos é em grande de tempos a tempos passa por ca e parece que a ilha fico dezerta sem coelhos, ja ouve muitos ca, não havia limite de caça mas agora ja a uns aninos para ca ke temos o limite de caça de dois coelhos por caçador por dia, sou a Ilha de São Miguel, penso ke a doença dos coelhos tem aver como remedio ke os lavradores poem nas silvas, pois o coelho brabo gosta de coer a folha da silva, foi desde ke os lavradores comessaram a por este remedio ke notei um grande decrescimento da população os coelhos, O que fazer contra a doença do Coelho Icon_sad , força
Ir para o topo Ir para baixo
joao francisco
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joao francisco


Número de Mensagens : 2
Idade : 36
Localização : Ponta Delgada, Açores
Data de inscrição : 13/02/2010

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: Re: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptyTer Fev 23, 2010 3:51 am

Banzé escreveu:
Esqueci-me de dizer que há zonas de caça, creio que em Portugal já se faz isso, que estao a cruzar coelhos bravos com mansos, inserindo assim novos genes no coelho bravo que sao mais resistentes a doenças, como sao os genes do coelho manso e tem dado resultado.
O coelho bravo já "vem" com uma predisposição a contrair certas doenças, derivado tambem ao factor hereditário, alem do genético, o que o torna vulnerável ás conhecidas doenças e isso tem sido minimizado com estes cruzamentos.
Eu concordo que se acaba com uma linhagem propria do coelho bravo, criando-se uma, quase, geneticamente modificada, mas acho que tem mais vantagens do que desvantagens.


boas eu ja fis criação e faço de coelhos brabos traçados com mansos, acredita que não sobrevivem tam´bém a doença, falo por mim, os mansos resistem e as vezes também morrem, custo a perceber estas doenças dos coelhos
Ir para o topo Ir para baixo
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes


Número de Mensagens : 2063
Idade : 42
Localização : marco de canaveses
Data de inscrição : 29/07/2009

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: Re: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptyTer Abr 06, 2010 5:56 pm

acredito que ate pode aver a tal vacina mas a melhor cura sera a nossa naturesa mas estao sempre aparecer novas tecnologias esperemos por resultsdos positivos ponso que nos nada ou quase nada podemos fazer O que fazer contra a doença do Coelho Bom
Ir para o topo Ir para baixo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: Re: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptyTer Abr 06, 2010 10:05 pm

Isto dos coelhos das 2 uma:

Deixar ser a mae natureza a controlar os efectivos e deixar totalmente de fora a intervençao do Homem;
ou
Intervir com vacinas, desinfectantes, comidas, antibioticos,... e nunca mais deixar de o fazer.

Com a primeira medida consegue-se poucos efectivos mas mais resistentes;
Com a segunda medida consegue-se elevar o numero de efectivos quando cuidados, mas assim quando deixar esses cuidados o numero vai quase a zero nos anos seguintes ao abandono.
Ir para o topo Ir para baixo
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
L.AGOSTINHO


Número de Mensagens : 426
Idade : 48
Localização : MOITA DO BOI LOURIÇAL
Data de inscrição : 17/09/2009

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: Re: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptyQua Abr 07, 2010 11:59 am

Eu faço parte de um clube de caçadores , normalmente fazemos o repovoamento com coelhos vacinados, o resultado é quase 0 . No ano passado trocamos de `´fornecedor`´ arranjamos uns ´´fornecedores´´caseiros,não vacinamos e a coisa correu mt bem . E agora ? É falta da vacina ou é dos coelhos virem de zonas mt diferentes ? Penso que o clima tem mt ver , não sei...
Este ano compramos um terreno , vamos cerca-lo e logo se vê , se conseguimos ter alguns coelhos puros da nossa zona . Porque os coelhos que vamos deitar na reprodução são coelhos apanhados na nossa zona em sitios onde não se pode caçar.



BOAS CAÇADAS
Ir para o topo Ir para baixo
AMendes80
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AMendes80


Número de Mensagens : 22
Idade : 44
Localização : Alverca do Ribatejo
Data de inscrição : 02/04/2010

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: Re: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptyQua Abr 07, 2010 2:51 pm

Meus amigos, penso que o segredo esta nas culturas, atenção que não posso provar o que estou a dizer mas penso que há alguma verdade naquilo que vou dizer, antigamente toda a gente cultivava os terrenos com diversas plantas e cereais, o coelho bem como a perdiz comia um pouco de tudo e da extraia todas a vitaminas e minerais essenciais para a sobrevivencia criando assim as suas defesas imunitarias para combater as doenças, na actualidade ninguem cultiva e os animais comem raspas, dai as doenças dominarem, penso eu.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: Re: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptyQua Abr 07, 2010 2:57 pm

AMendes80 escreveu:
Meus amigos, penso que o segredo esta nas culturas, atenção que não posso provar o que estou a dizer mas penso que há alguma verdade naquilo que vou dizer, antigamente toda a gente cultivava os terrenos com diversas plantas e cereais, o coelho bem como a perdiz comia um pouco de tudo e da extraia todas a vitaminas e minerais essenciais para a sobrevivencia criando assim as suas defesas imunitarias para combater as doenças, na actualidade ninguem cultiva e os animais comem raspas, dai as doenças dominarem, penso eu.


concordo com aquilo que voce disse e para juntar a isto o excessivo uso de pesticidas tambem diminui o alimento
Ir para o topo Ir para baixo
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
L.AGOSTINHO


Número de Mensagens : 426
Idade : 48
Localização : MOITA DO BOI LOURIÇAL
Data de inscrição : 17/09/2009

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: Re: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptyQua Abr 07, 2010 5:24 pm

Uma coisa é certa ha uns anos atras havia mt mais terrenos de cultivo e havia mt menos doenças em geral , não era só dos coelhos , mas com este clima é sempre a destruir.



BOAS CAÇADAS
Ir para o topo Ir para baixo
ondas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 81
Idade : 58
Localização : Figueira da Foz
Data de inscrição : 14/10/2009

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: Re: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptySex Abr 09, 2010 10:00 pm

brunoferraz escreveu:
Isto dos coelhos das 2 uma:

Deixar ser a mae natureza a controlar os efectivos e deixar totalmente de fora a intervençao do Homem;
ou
Intervir com vacinas, desinfectantes, comidas, antibioticos,... e nunca mais deixar de o fazer.

Com a primeira medida consegue-se poucos efectivos mas mais resistentes;
Com a segunda medida consegue-se elevar o numero de efectivos quando cuidados, mas assim quando deixar esses cuidados o numero vai quase a zero nos anos seguintes ao abandono.

Nem 8 nem 80, penso que no meio está a virtude.
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: Re: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptySex Abr 09, 2010 10:09 pm

ondas escreveu:
brunoferraz escreveu:
Isto dos coelhos das 2 uma:

Deixar ser a mae natureza a controlar os efectivos e deixar totalmente de fora a intervençao do Homem;
ou
Intervir com vacinas, desinfectantes, comidas, antibioticos,... e nunca mais deixar de o fazer.

Com a primeira medida consegue-se poucos efectivos mas mais resistentes;
Com a segunda medida consegue-se elevar o numero de efectivos quando cuidados, mas assim quando deixar esses cuidados o numero vai quase a zero nos anos seguintes ao abandono.

Nem 8 nem 80, penso que no meio está a virtude.

Eu dei a minha opiniao pelo que tenho visto aqui a beira.
Num campo de treino onde nao existe cuidados nenhuns, apenas um controlo de gatos silvestres, os numero de coelhos ten-se mantido estabel.
Noutro sitio deitamos coelhos vacinados, tentamos cuidar aquilo dos caes, gatos vadios e em pouco tempo conseguimos um aumento de coelhos espantoso.Num ano para o outro pega a doença e fica quase no zero.
Ir para o topo Ir para baixo
ondas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 81
Idade : 58
Localização : Figueira da Foz
Data de inscrição : 14/10/2009

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: Re: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptyDom Abr 11, 2010 9:25 pm

brunoferraz escreveu:
ondas escreveu:
brunoferraz escreveu:
Isto dos coelhos das 2 uma:

Deixar ser a mae natureza a controlar os efectivos e deixar totalmente de fora a intervençao do Homem;
ou
Intervir com vacinas, desinfectantes, comidas, antibioticos,... e nunca mais deixar de o fazer.

Com a primeira medida consegue-se poucos efectivos mas mais resistentes;
Com a segunda medida consegue-se elevar o numero de efectivos quando cuidados, mas assim quando deixar esses cuidados o numero vai quase a zero nos anos seguintes ao abandono.

Nem 8 nem 80, penso que no meio está a virtude.

Eu dei a minha opiniao pelo que tenho visto aqui a beira.
Num campo de treino onde nao existe cuidados nenhuns, apenas um controlo de gatos silvestres, os numero de coelhos ten-se mantido estabel.
Noutro sitio deitamos coelhos vacinados, tentamos cuidar aquilo dos caes, gatos vadios e em pouco tempo conseguimos um aumento de coelhos espantoso.Num ano para o outro pega a doença e fica quase no zero.

Bruno eu disse nem 8 nem 80 porque há questões em que podemos e devemos intervir, devemos intervir no controlo de predadores, na alimentação ( sem alimentação artificial), e na vacinação, no restante pode haver intervenções pontuais. Repovoamentos com coelhos de fora da zona tem uma taxa de insucesso de 80 a 90% mais devia de ter uma legislação muito apertada pois estamos a matar os coelhos residentes. Não devemos ter caça a todo o preço pois o que está a acontecer em Espanha é que foram buscar os coelhos aos EUA e estes são resistentes á mixomatose, mas não tem a capacidade de mimetismo, fuga, rapidez dos coelhos Ibéricos ( Ó SEJA NÃO DÃO LUTA).
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: Re: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptySeg Abr 12, 2010 7:55 am

ondas escreveu:
brunoferraz escreveu:
ondas escreveu:
brunoferraz escreveu:
Isto dos coelhos das 2 uma:

Deixar ser a mae natureza a controlar os efectivos e deixar totalmente de fora a intervençao do Homem;
ou
Intervir com vacinas, desinfectantes, comidas, antibioticos,... e nunca mais deixar de o fazer.

Com a primeira medida consegue-se poucos efectivos mas mais resistentes;
Com a segunda medida consegue-se elevar o numero de efectivos quando cuidados, mas assim quando deixar esses cuidados o numero vai quase a zero nos anos seguintes ao abandono.

Nem 8 nem 80, penso que no meio está a virtude.

Eu dei a minha opiniao pelo que tenho visto aqui a beira.
Num campo de treino onde nao existe cuidados nenhuns, apenas um controlo de gatos silvestres, os numero de coelhos ten-se mantido estabel.
Noutro sitio deitamos coelhos vacinados, tentamos cuidar aquilo dos caes, gatos vadios e em pouco tempo conseguimos um aumento de coelhos espantoso.Num ano para o outro pega a doença e fica quase no zero.

Bruno eu disse nem 8 nem 80 porque há questões em que podemos e devemos intervir, devemos intervir no controlo de predadores, na alimentação ( sem alimentação artificial), e na vacinação, no restante pode haver intervenções pontuais. Repovoamentos com coelhos de fora da zona tem uma taxa de insucesso de 80 a 90% mais devia de ter uma legislação muito apertada pois estamos a matar os coelhos residentes. Não devemos ter caça a todo o preço pois o que está a acontecer em Espanha é que foram buscar os coelhos aos EUA e estes são resistentes á mixomatose, mas não tem a capacidade de mimetismo, fuga, rapidez dos coelhos Ibéricos ( Ó SEJA NÃO DÃO LUTA).

Eu dessa nao sabia.
Mas os nossos tambem sao espertos e outras vezes vao direitinhos a boca do inferno. O que fazer contra a doença do Coelho Icon_biggrin
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: Re: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptySeg Abr 12, 2010 7:58 am

ondas escreveu:
brunoferraz escreveu:
ondas escreveu:
brunoferraz escreveu:
Isto dos coelhos das 2 uma:

Deixar ser a mae natureza a controlar os efectivos e deixar totalmente de fora a intervençao do Homem;
ou
Intervir com vacinas, desinfectantes, comidas, antibioticos,... e nunca mais deixar de o fazer.

Com a primeira medida consegue-se poucos efectivos mas mais resistentes;
Com a segunda medida consegue-se elevar o numero de efectivos quando cuidados, mas assim quando deixar esses cuidados o numero vai quase a zero nos anos seguintes ao abandono.

Nem 8 nem 80, penso que no meio está a virtude.

Eu dei a minha opiniao pelo que tenho visto aqui a beira.
Num campo de treino onde nao existe cuidados nenhuns, apenas um controlo de gatos silvestres, os numero de coelhos ten-se mantido estabel.
Noutro sitio deitamos coelhos vacinados, tentamos cuidar aquilo dos caes, gatos vadios e em pouco tempo conseguimos um aumento de coelhos espantoso.Num ano para o outro pega a doença e fica quase no zero.

Bruno eu disse nem 8 nem 80 porque há questões em que podemos e devemos intervir, devemos intervir no controlo de predadores, na alimentação ( sem alimentação artificial), e na vacinação, no restante pode haver intervenções pontuais. Repovoamentos com coelhos de fora da zona tem uma taxa de insucesso de 80 a 90% mais devia de ter uma legislação muito apertada pois estamos a matar os coelhos residentes. Não devemos ter caça a todo o preço pois o que está a acontecer em Espanha é que foram buscar os coelhos aos EUA e estes são resistentes á mixomatose, mas não tem a capacidade de mimetismo, fuga, rapidez dos coelhos Ibéricos ( Ó SEJA NÃO DÃO LUTA).


amigo no carvalhal tem feito um excelente trabalho com os repovoamentos com coelhos criados na dentro da ZCA, são coelhos já habituados as condicções climatericas da area, sem falar que como é uma zona de muita pedra facilmente os coelhos arranja um esconderijo O que fazer contra a doença do Coelho Icon_cheers
Ir para o topo Ir para baixo
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 403
Idade : 39
Localização : Leiria
Data de inscrição : 21/02/2009

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: Re: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptyQui Abr 22, 2010 9:55 pm

Ora a ai esté esconderijo... Criticam uma pessoa de treinar livremente e eu não condeno. Se cada um treinasse na sua reserva livremente isto é poucos cães ou então dosealos de maneira a não levar cães para o agarre. Os coelhos podiam criar menos mas morreriam menos, mais atentos aos predadores e refugiados de insectos. Logos a menos criação seria superior à motandade... Boa ideia não???? Para mim o coelho precisa menos eucalipetais que poluem aguas desfertelizão solos entre outros, mais agricultura biologica (menos pesticidas), repovoamento das zonas mais afectadas com coelhos residentes da mesma zona de caça (redores da casas) e treinos anuais em todas as zonas pelo que referi anteriormente.

Onde vejo melhorias repentinas é onde desinfectam as covas, comer artificial com antibiotico, agua todo ano e repovoamento. Compreendo que não é possivel em todas a Zc por diversas razões...
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: Re: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptyQua Set 15, 2010 8:33 am

Ola amigos ja a muito que não se tem escrito nada neste tópico para não criar outro vou usar este ,à dias vi um comentário no canal de caça de Espanha pelo que entendi a praga de coelhos naquela ária continua tem pagado os proprietários dos terrenos muitos euros para pagar os estragos agora para não terem tantos estragos estão a caçar todo o ano quer dizer fora da época de caça não e bem caçar eles não chamam caçar marcam algumas caçadas durante o defeso para tentar controlar as coisas também usam o furam para fazer repovoamentos noutros lados onde tenha menos coelhos ..eles dizem que já a muito não dão vacinas já a muito tempo .metade dos coelhos que mataram foram para um laboratório para fazer testes os coelhos .A que se deve esta mudança porque eles dizem que não dão vacinas .Nos mesmo com vacinas não temos pragas de coelhos porque será ?? Alguém sabe mais alguma coisa se já a noticias novas sobre a doença do coelho no nosso pais ,abraço coelho coelho coelho coelho coelho coelho coelho corre
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 36
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: Re: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptySex Set 17, 2010 6:14 pm

Olá podengos,
por acaso não vi essa reportagem, mas já vi algumas do género.
Quando se fala em pragas de coelhos, fala-se sempre em Espanha, mas temos que concordar que aqui em Portugal também há muitos sítios onde o coelho é praga, nós, portugueses é que temos a mania de ser pessimistas e não queremos ver isto.
Por isso eu penso que o mesmo está a acontecer em Portugal - cada vez existe uma maior resistência natural do coelhos às doenças. Por exemplo, apesar de eu ainda ir para o 3º ano como caçador, já acompanhava o meu pai antes e já tenho 13 anos de caça na pele - e cada vez é mais raro ver um coelho com mixamatose, e não acredito que isso se deva às vacinas.

É normal e natural que um coelho ganhe resistência às doenças - o mesmo acontece com certos vírus no corpo humano, por exemplo. E isto é fundamentado pela lei da origem das espécies de Darwin - os mais fortes sobrevivem, reproduzem-se e ficam resistentes.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
Albano
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Albano


Número de Mensagens : 6
Idade : 62
Localização : Anadia
Data de inscrição : 27/12/2010

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: Re: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptySex Dez 31, 2010 5:29 pm

A discussão está de facto interessante. E o que todos pretendemos é que os coelhos se reproduzam bem e morram cada vez menos com as doenças.
O que o amigo Victor acabou de referir, é bem verdade, ou seja: para uma espécie natural como o coelho bravo, o melhor talvez apara ir eliminando algumas doenças, é a seleção natural. "Sobrevivem os mais fortes" e desta forma no futuro teremos coelhos bravos resistentes a determinadas doenças. Seria só assim se não houvesse a intervenção de factores ambientais, como por exemplo toda a gama de pesticidas utilizados na agricultura, novas técnicas de amanho cultural utilizados na agricultura, com base nos tractores e alfaias que destroem ninhos e gerações ( escarificador, destruçador de matos, etc). Por outro lado em determinadas Zonas caça-se até ao ultimo exemplar. Eu apesar de tudo, chego á colclusão que a nossa sorte é o coelho ser bastante resistente, caso contrário já não tinhamos esta especie há muito tempo. Uma coisa é certa, temos que fazer alguma coisa. Se for necessário importar os "tais coelhos de Espanha", que se avance. Uma boa oportunidade para os nossos governantes desenvolverem num campo de ensaio, esta prática e tirar conclusões.
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 60
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: O que fazer contra a doença do coelho bravo   O que fazer contra a doença do Coelho EmptySex Dez 31, 2010 8:15 pm

Em relação ao que o nosso colega Vitor 21 acabou de referir,eu não estou de acordo,pelo seguinte.
Não vejo de forma alguma que a'' mixomatose'' esteja controlada em Portugal,tive bem o exemplo disso esta época,aqui na área do Cabo Espichel,e no Alentejo.
Apareceu em Setembro e no último dia de caça ainde se matavam coelhos com mixomatose em fase ínicial.
No Alentejo onde à anos que não aparecia,apareceu e de uma forma devastadora,em que numa reserva onde se matavam 8mil coelhos por ano ,esta época apenas chegaram aos mil.
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: Re: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptySáb Jan 01, 2011 10:36 am

Eu ja ouvi dizer que existe zonas do alentejo melhores do que algumas boas zonas em Espanha! Apontaram uma razao, que sou capaz de acreditar: "Excesso de abates!".

Quanto a doença esta longe de estar curada. Ela anda por aí e agora em Dezembro pegou aqui a hemorragica em minha casa.
Dos 8 coelhos mansos que o meu pai tinha, so uma femea sobreviveu. Morreram 7 coelhos grande num espaço de 3 dias. Quanto a mixamatose nas ZC, este ano tive a sorte de nao ver nenhum. No entanto, acho que o meu pai ainda matou 1 ou 2 coelhos magros com indicios de mixamatose (Soube a pouco, ate pensei que fosse outra doença).
Ir para o topo Ir para baixo
dinis reis
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
dinis reis


Número de Mensagens : 119
Idade : 43
Localização : torres vedras
Data de inscrição : 10/12/2010

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: Re: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptySáb Jan 01, 2011 1:07 pm

amigos e verdade que as doenças andam por ai mas acho que tem a ver com as zonas tenho dois amigos que sao socios de uma associativa em mertula(alentejo) por incrivel que pareça eles nao vacinam nao fazem nada por eles sao 25 armas os doze dias que la caçaram entre coelhos e lebres nao ouve dia nehum que nao mataram menos de 200 peças entre todos uma autentica praga e ja e assim desde que iniciaram a associativa 1992,ja aqui na mina zona torres vedras á sitios no inicio nao tinham um unico coelho e um km mais a frente grupos com 3 ou4 armas a fazer 15 20 25 coelhos nos primeiros dias.È dificil perceber porquê que em alguns sitios a boas populaçoes de coelhos e em outros bem perto nao á nada.
qual sera a explicaçao?

abraços!!!
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: Re: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptySáb Jan 01, 2011 1:51 pm

aqui na minha z c a em bucelas ---desde que começaram os repovoamentos cada vez mais doenças e menos coelhos ---todos os anos fazem repovoamentos de 700 coelhos -----so ha 1 zona em que se nota que deu resultado --e e onde tenho caçado todo este ano --
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardopedro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Ricardopedro


Número de Mensagens : 62
Idade : 32
Localização : Merceana- Alenquer
Data de inscrição : 26/12/2010

O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: Re: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho EmptySáb Jan 01, 2011 1:57 pm

Geralmente essas variâncias dão-se por conjuntos de razões.

Em primeiro lugar vem os abrigos e qualidade dos mesmos aliados aos alimentos.

Depois vem a existência de perigos (predadores e não só, terrenos onde se sentem inseguros são perigos e fazem os animais ter medo.. Proximidade de uma estrada movimentada é um motivo para afastar animais por exemplo, pois apesar de não fazer mal aos ainimais, faz barulho que eles interpretam como medo )

Por último, vem as tais doenças, se houver numa zona uma epidemia que mate todos os coelhos (ou outro animal) rapidamente, essa zona pode ficar sem nada, antes de infectar uma população a 1 km ao lado, mantendo essa população intacta e sem doenças (e que provavelmente crescerá e colonizará outros locais).

Isto é um misto de opinião com aquilo que eu sei.

Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O que fazer contra a doença do Coelho Empty
MensagemAssunto: Re: O que fazer contra a doença do Coelho   O que fazer contra a doença do Coelho Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O que fazer contra a doença do Coelho
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» O que fazer ao coelho?
» Como estamos de coelhos.
» Doença nos Torcazes?
» Estorninho Malhado - Doença??
» Nova doença em coelhos!?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Caça Menor :: Debates-
Ir para: