Caça & pesca & natureza
Podenga Que Ao Parir ... Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Podenga Que Ao Parir ... Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Podenga Que Ao Parir ...

Ir para baixo 
+5
Henriques58
Stick
Marcodatsun
Gabriel
M.Mendes
9 participantes
AutorMensagem
M.Mendes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
M.Mendes


Número de Mensagens : 128
Idade : 58
Localização : Ermidas-Sado
Data de inscrição : 14/06/2009

Podenga Que Ao Parir ... Empty
MensagemAssunto: Podenga Que Ao Parir ...   Podenga Que Ao Parir ... EmptyQui Jan 07, 2010 10:57 pm

Caros amigos, tenho uma cadela ( podenga ) que ontem pariu nao sei quantos cachorros, isto porque quando cheguei do trabalho e fui ao canil deparei-me com um cenario que nunca tinha visto, todos os cachorros que tinha parido estavam feitos em bocadinhos, mais parecia carne picada.
Agradecia alguma informaçao sobre o possivel motivo que levou a cadela a fazer isto, até porque agora surge-me a duvida se a vou deixar parir mais alguma vez.



Obrigado,
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Gabriel


Número de Mensagens : 329
Idade : 53
Localização : Vale de Santarém
Data de inscrição : 09/12/2008

Podenga Que Ao Parir ... Empty
MensagemAssunto: Re: Podenga Que Ao Parir ...   Podenga Que Ao Parir ... EmptySex Jan 08, 2010 9:25 am

Existem algumas teorias sobre isso, uns dizem que é falta de experiencia das cadelas, outros dizem que é por as cadelas terem falta de vitaminas na ração, etc... há cadelas onde isso só acontece uma vez, outra onde acontece sempre.
O que a mim me aconteceu foi com a 1ª vez que pariu a minha Breton e, como havia dois cachorros mais fracos, a minha mulher quis ajudar e começou a dar leite aos cachorros, a cadela com o medo que lhe tirassem os cães começou a andar com eles na boca, parecia que os queria esconder e a unica maneira que encontrou foi engoli-los.
No dia seguinte fui ver os outros cachorros e peguei num, mal o coloquei junto dela começou logo a querer fazer o mesmo, levou um murro na cabeça, que só de me lembrar ainda me dói a mão, o que é certo é que a cadela não voltou a fazer o mesmo.
Se quiser tirar cachorros da cadela vai ter que a vigiar quando ela parir e deve coloca-la a parir longe dos outros num sitio isolodo.
Espero ter ajudado.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Podenga Que Ao Parir ... Empty
MensagemAssunto: Re: Podenga Que Ao Parir ...   Podenga Que Ao Parir ... EmptySex Jan 08, 2010 9:41 am

Gabriel escreveu:
Existem algumas teorias sobre isso, uns dizem que é falta de experiencia das cadelas, outros dizem que é por as cadelas terem falta de vitaminas na ração, etc... há cadelas onde isso só acontece uma vez, outra onde acontece sempre.
O que a mim me aconteceu foi com a 1ª vez que pariu a minha Breton e, como havia dois cachorros mais fracos, a minha mulher quis ajudar e começou a dar leite aos cachorros, a cadela com o medo que lhe tirassem os cães começou a andar com eles na boca, parecia que os queria esconder e a unica maneira que encontrou foi engoli-los.
No dia seguinte fui ver os outros cachorros e peguei num, mal o coloquei junto dela começou logo a querer fazer o mesmo, levou um murro na cabeça, que só de me lembrar ainda me dói a mão, o que é certo é que a cadela não voltou a fazer o mesmo.
Se quiser tirar cachorros da cadela vai ter que a vigiar quando ela parir e deve coloca-la a parir longe dos outros num sitio isolodo.
Espero ter ajudado.

para alem daquilo que foi referido e bem pelo amigo Gabriel, pode acontecer se o primeiro cachorro nascer morto ou fraco pode leva-la a come-los ou então se a ninhada for grande e ela tiver dificuldade em os amementar são os instintos dos animais, até podem matar os mais "fracos (força)" da ninhada. normalmente pode acontecer na 1ª vez que dão á luz, muitas nunca mais o voltão a fazer outras fazem sempre.
Ir para o topo Ir para baixo
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Stick


Número de Mensagens : 1026
Idade : 51
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/11/2008

Podenga Que Ao Parir ... Empty
MensagemAssunto: Re: Podenga Que Ao Parir ...   Podenga Que Ao Parir ... EmptySex Jan 08, 2010 5:13 pm

Amigo M. Mendes, permita-me a pergunta, será que não havia lá mais fêmeas muito perto?
Já me aconteceu algumas vezes cadelas começarem a comer os próprios cachorros, o que tenho interpretado como sinal de posse extrema aliado à insegurança. Dessa forma, não correm o risco de ter que os partilhar com ningém.
As mesmas cadelas devidamente separadas com antecedência, nunca mais voltaram a fazer o mesmo.
Esta interpratação é meramente pessoal e em função do que tenho vivido e observado.
Abraço Podenga Que Ao Parir ... Icon_cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Henriques58
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Henriques58


Número de Mensagens : 190
Idade : 66
Localização : torres vedras
Data de inscrição : 04/03/2009

Podenga Que Ao Parir ... Empty
MensagemAssunto: Re: Podenga Que Ao Parir ...   Podenga Que Ao Parir ... EmptySex Jan 08, 2010 7:36 pm

Concordo plenamente com o Stick,pois aconteceu-me o mesmo há uns tempos atrás,e a minha teoria é a mesma no meu caso a cadela já tinha parido outras vezes e não comeu os filhos pois penso que foi por estar muito perto das outras no canil,alem das outras estarem presas,descuidei-me com a data e não a tirei a tempo para um local mais isolado das outras como costumo fazer,o melhor é tirar o animal pelo menos 15 dias antes de parir para um local sossegado e distante do canil.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Podenga Que Ao Parir ... Empty
MensagemAssunto: Re: Podenga Que Ao Parir ...   Podenga Que Ao Parir ... EmptySex Jan 08, 2010 7:47 pm

Stick escreveu:
Amigo M. Mendes, permita-me a pergunta, será que não havia lá mais fêmeas muito perto?
Já me aconteceu algumas vezes cadelas começarem a comer os próprios cachorros, o que tenho interpretado como sinal de posse extrema aliado à insegurança. Dessa forma, não correm o risco de ter que os partilhar com ningém.
As mesmas cadelas devidamente separadas com antecedência, nunca mais voltaram a fazer o mesmo.
Esta interpratação é meramente pessoal e em função do que tenho vivido e observado.
Abraço Podenga Que Ao Parir ... Icon_cheers

Henriques58 escreveu:
Concordo plenamente com o Stick,pois aconteceu-me o mesmo há uns tempos atrás,e a minha teoria é a mesma no meu caso a cadela já tinha parido outras vezes e não comeu os filhos pois penso que foi por estar muito perto das outras no canil,alem das outras estarem presas,descuidei-me com a data e não a tirei a tempo para um local mais isolado das outras como costumo fazer,o melhor é tirar o animal pelo menos 15 dias antes de parir para um local sossegado e distante do canil.

Também concordo eu tiro sempre as minhas femias 2 semanas antes tento sempre por as femias num local onde nao aja barulho e que passe pouca gente para a cadela estar deitada e assim nao andar sempre de um lado para o outro como ja disse os primeiras semanas dos cachorros é muito importante ...abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Miguel Fialho
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Miguel Fialho


Número de Mensagens : 54
Idade : 27
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 07/01/2010

Podenga Que Ao Parir ... Empty
MensagemAssunto: Podenga que ao parir...   Podenga Que Ao Parir ... EmptySex Jan 08, 2010 9:25 pm

sim meus amigos eu concordo com voces, isso tambem aconteceu com o meu pai
e ele disse-me que isso so acontece quando as cadelas nao tao num ambiente calmo ou os caes nasceram fracos e elas comem nos.
Ir para o topo Ir para baixo
M.Mendes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
M.Mendes


Número de Mensagens : 128
Idade : 58
Localização : Ermidas-Sado
Data de inscrição : 14/06/2009

Podenga Que Ao Parir ... Empty
MensagemAssunto: Re: Podenga Que Ao Parir ...   Podenga Que Ao Parir ... EmptySex Jan 08, 2010 11:19 pm

Antes demais quero agradecer a todos os membros do forum a disponibilidade por partilhar as vossas ideias.

Amigo Gabriel, não havendo uma razão explicavel eu pessoalmente penso que pode ser falta de experiencia ( da cadela e minha tambem ) e maturidade porque era a primeira barriga, visto ser um animal ainda novo que podemos considerar ainda cachorra tambem, mas como era a primeira epoca de caça a serio que fazia e revelou-se muito jeitosa e como queria aumentar a pequena " matilha " pensei que seria a altura certa, mas não foi, fiquei desarmado na mesma.Quanto a ideia do Marco em o primeiro cachorro nascer morto isso não posso saber porque estava a trabalhar mas é bem possivel, Quanto a pergunta do amigo Stick existe realmente uma femêa perto assim como dois machos mas não se viam porque eu tinha separado a cadela uns dias antes, não para um sitio sem barulho mas sim dentro do quintal onde ela está abituada a andar, por tudo isto e que eu não encontro uma explicação logica.

UM ABRAÇO,
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 60
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

Podenga Que Ao Parir ... Empty
MensagemAssunto: Podenga que ao parir   Podenga Que Ao Parir ... EmptySeg Jan 18, 2010 10:48 am

Amigo Mendes,eu pessoalmente acho que isso só aconteceu por ser um animal muito novo,provavelmente cobriu-se logo no primeiro ou no segundo cio ,e o que provocou isso ,pode muito bem ter sido derivado ao animal ser inexperiente ,e ver-se aflita a parir,de certeza que quis ajudar no parto e começou a puxar os cachorros , e com os dentes acabou por provocar o cenário que descreveu. Quase de certeza que numa próxima vez ela já não irá fazer isso,mas não a deixe parir juntamente ou próxima de outros cães.
Também não é à toa que existe um comentário muito antigo,que diz que nunca devemos deixar as cadelas se cobrirem no(primeiro ,segundo!!!) cio,isto depende da idade em que têm o primeiro.E porquê ??,estes animais ainda não são adultos ,o temperamento de um cachorro não é igual ao de um cão adulto,como tal fica um pouco desnorteado,ao se ver numa situação de parto,e além disso,até pode alterar a própria estrutura física do animal.
Para uma próxima em termo de idade ,acho que já estará amadurecida e saberá dar os devidos passos sem necessitar que ninguém lhe explique.Apenas aconselho a que seja longe dos outros.
Eu já vi uma cadela furar com os dentes,e matar os filhos todos ,cada vez que lhes tentava pegar,para os mudar de sítio, isto apenas aconteceu por falta de maturidade e inexperiência do animal.A segunda vez que pariu já pegava neles de uma forma completamente diferente..
Ir para o topo Ir para baixo
altesa
Moderador
Moderador
altesa


Número de Mensagens : 545
Idade : 70
Localização : Alcanena
Data de inscrição : 26/05/2009

Podenga Que Ao Parir ... Empty
MensagemAssunto: Re: Podenga Que Ao Parir ...   Podenga Que Ao Parir ... EmptySeg Jan 18, 2010 11:53 am

Amigo Mendes já me aconteceu há muitos anos tive uma cadela que tambem comia os cachorros ao parir uma altura estava a parir quando eu cheguei bati-lhe não a deixei comer mais nenhum comclusão a cadela deixou morrer os cachorros na mesma pois não tinha leite nunca lhe consegui tirar filhos até que parei de a deixar cobrir.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Podenga Que Ao Parir ... Empty
MensagemAssunto: Re: Podenga Que Ao Parir ...   Podenga Que Ao Parir ... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Podenga Que Ao Parir ...
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: