Caça & pesca & natureza
Como por lop num cao Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Como por lop num cao Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Como por lop num cao

Ir para baixo 
+5
podengos
FilipeSantos
podengos&coelhos
Marcodatsun
pinto90
9 participantes
AutorMensagem
pinto90
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
pinto90


Número de Mensagens : 30
Idade : 32
Localização : idanha belas
Data de inscrição : 07/11/2009

Como por lop num cao Empty
MensagemAssunto: Como por lop num cao   Como por lop num cao EmptySeg Dez 28, 2009 9:08 pm

caros amigos uma das minhas melhores prendas de natal foi um podenga que o meu pai me deu vinda de povoa de lanhoso com 1 ano e 1 mes e vermelha e e uma podenga Glinha grande pelo liso e por o que cunheço de podengos e puro e das mais bonitas que aj tive e gostava de lhe por lop so que o amigo do meu pai que lhe deu para ele me oferecer nao ligava a isso nenhum dos caes dele tem lop mas sao todos puros podem me ajudar a saber como por se for possivel fazelo ? saudaçoes camaradas XD bom ano novo Como por lop num cao Icon_biggrin
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Como por lop num cao Empty
MensagemAssunto: Re: Como por lop num cao   Como por lop num cao EmptyTer Dez 29, 2009 9:33 am

tens de pedir uma averiguação ao clube do Podengo portugues por exemplo, depois o cão é avaliado e é atribuido o lop caso esteja dentros dos padrões da raça.
O problema é que tu até podes conseguir isso e ficares com a cadela com lop, mas é um lop "fraco" pois não tem descendencia para tras entendes? a tua cadela vai ser a primeira dessa linha sem ter lop nos antepassados.
Se queres a cadela para caçar manda lixar o lop que não caça melhor por isso, agora se queres registar e ter os cães com lop força Como por lop num cao Icon_cheers


Espero ter ajudado
Cumprimentos
Marco Marques
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Como por lop num cao Empty
MensagemAssunto: Re: Como por lop num cao   Como por lop num cao EmptyTer Dez 29, 2009 11:17 am

MArco, penso que a "coisa" não funciona bem como tu dizes.

Penso que se pode pedir o RI(Registo inicial) se o animal for de raça portuguesa e se esse RI for atribuido só passado X gerações(não sei ao certo quantas) é que esse RI passa a LOP.

A "coisa" penso que funciona mais ou menos assim mas também não tenho certezas absolutas.
Ir para o topo Ir para baixo
FilipeSantos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
FilipeSantos


Número de Mensagens : 48
Idade : 32
Localização : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 10/07/2009

Como por lop num cao Empty
MensagemAssunto: Re: Como por lop num cao   Como por lop num cao EmptyTer Dez 29, 2009 11:43 am

A coisa funciona +/- como o amigo podengos disse.
Tem de pedir ao CPC ( Clube Português de Canicultura) que julguem a cadela e se tiver dentro dos parâmetros da raça pode ser-lhe atribuído o RI (Registo Inicial).
Depois se a cadela cruzar com um cão com LOP (ou talvez RI, não tenho a certeza) os filhos penso que terão todos RI, e só depois os netos da sua cadela é que ficarão com LOP, isto se os pais desses cachorros tiverem também LOP ou RI.
Se quiser mesmo avançar com essa ideia o melhor é ligar ao CPC e lá explicam-lhe tudo.

Na minha opinião se quer a cadela só para caçar, não vale a pena perder tempo e dinheiro com o RI/LOP, agora se pretende iniciar criação de Podengos e com LOP já acho bem.
Ir para o topo Ir para baixo
http://cacaecaesdecaca.blogspot.com
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Como por lop num cao Empty
MensagemAssunto: Re: Como por lop num cao   Como por lop num cao EmptyTer Dez 29, 2009 12:06 pm

podengos&coelhos escreveu:
MArco, penso que a "coisa" não funciona bem como tu dizes.

Penso que se pode pedir o RI(Registo inicial) se o animal for de raça portuguesa e se esse RI for atribuido só passado X gerações(não sei ao certo quantas) é que esse RI passa a LOP.

A "coisa" penso que funciona mais ou menos assim mas também não tenho certezas absolutas.

FilipeSantos escreveu:
A coisa funciona +/- como o amigo podengos disse.
Tem de pedir ao CPC ( Clube Português de Canicultura) que julguem a cadela e se tiver dentro dos parâmetros da raça pode ser-lhe atribuído o RI (Registo Inicial).
Depois se a cadela cruzar com um cão com LOP (ou talvez RI, não tenho a certeza) os filhos penso que terão todos RI, e só depois os netos da sua cadela é que ficarão com LOP, isto se os pais desses cachorros tiverem também LOP ou RI.
Se quiser mesmo avançar com essa ideia o melhor é ligar ao CPC e lá explicam-lhe tudo.

Na minha opinião se quer a cadela só para caçar, não vale a pena perder tempo e dinheiro com o RI/LOP, agora se pretende iniciar criação de Podengos e com LOP já acho bem.


Boas, isto é o que faz confiar naquilos que nos dizem Como por lop num cao Icon_surprised
Bem pensava que era como eu disse depois de ter ouvido esta explicação de um individuo supostamente conhecedor pelos vistos fui tramado Como por lop num cao Icon_biggrin
Obrigado pela correção amigos
Ir para o topo Ir para baixo
pinto90
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
pinto90


Número de Mensagens : 30
Idade : 32
Localização : idanha belas
Data de inscrição : 07/11/2009

Como por lop num cao Empty
MensagemAssunto: Re: Como por lop num cao   Como por lop num cao EmptyTer Dez 29, 2009 2:34 pm

obrigado camaradas sendo assim vou desistir de por lop na cadela abraço e boas entradas Como por lop num cao Icon_smile
Ir para o topo Ir para baixo
pinto90
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
pinto90


Número de Mensagens : 30
Idade : 32
Localização : idanha belas
Data de inscrição : 07/11/2009

Como por lop num cao Empty
MensagemAssunto: Re: Como por lop num cao   Como por lop num cao EmptyQui Jan 07, 2010 2:48 am

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/9cZoUm9Fubs&hl=pt_PT&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/9cZoUm9Fubs&hl=pt_PT&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>


aqui esta a minha nova cadela que vos falava =D estou muito contente com ela so tem um defeito de se alargar :S
comprimentos camaradas
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Como por lop num cao Empty
MensagemAssunto: Re: Como por lop num cao   Como por lop num cao EmptyQui Jan 07, 2010 7:42 am

pinto90 escreveu:
obrigado camaradas sendo assim vou desistir de por lop na cadela abraço e boas entradas Como por lop num cao Icon_smile

Amigo desde já muita boa sorte com a podenga muito bonita mesmo parabens ,o resto em desistir não concordo faça o RI a podenga e depois se quiser faça criação com ela e resiste os cachorros não fica assim tão caro ,eu tambem vou fazer de uma podenga de pelo cerdoso ..E por isso que cada vez se vê mais podengos so em linha de beleza e esta a se perder para a caça ..Acredite anda para ai tanto( podengos rafeiro ) que vistos por um juiz davam logo o RI .. assim não passam de rafeiros mesmo sendo muito bons a caçar ..abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Gabriel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Gabriel


Número de Mensagens : 329
Idade : 53
Localização : Vale de Santarém
Data de inscrição : 09/12/2008

Como por lop num cao Empty
MensagemAssunto: Re: Como por lop num cao   Como por lop num cao EmptyQui Jan 07, 2010 9:50 am

Concordo com o amigo José, não deve desistir se acha que a cadela tem qualidades e vem melhorar a raça.
Eu posso dar mais uma ajuda, para além do que já foi dito.
Essa cadela fica com RI e só à 3ª geração é que os filhos dela com um cão com papeis ficam com LOP, pois a árvore geneologica do CPC fica completa. Contudo se os filhos dessa cadela tiverem qualidade e numa exposição obtiverem excelente (classificação máxima) nessa situação, mesmo não tendo a árvore geneologica completa, passa de RI a LOP.
Eu tenho cães assim. Vai gastar algum dinheiro mas se nós temos bons cães devemos divulga-los.
Vejam os espanhóis, têm várias raças dentros dos podengos, claro que algumas não são reconhecidas pela FIC, ou mesmo pela Clube Espanhol, mas como têm muitos cães com as mesmas caracteristicas e com qualidades venatórias continuam a insistir e mais tarde ou mais cedo vão conseguir.
Para além disso o podengo Andaluz não é mais do que um Podengo Português com a pigmentação do nariz mais clara, o que eles fizeram foi aproveitar o que está fora dos nossos padrões de Podengos Portugueses (PP), pois no PP o nariz mais claro do que o manto (pelo) ou despigmentado é eliminatório.
E quantos PP com nariz claro não nascem e são excelentes cães de caça.
Eu chamo a esta falta de aproveitamento de cães manias parvas.
Outro exemplo é o Maneto espanhol que mais não é do que o cruzamento entre médios e pequenos ou seja aproveitam o intervalo de altura que nós deixamos entre o podengo pequeno e médio.
É só estar atento para ver que nós a nivel de canicultura ainda temos muito que apreender e muitas vezes quem sabe não ensina pois tem medo de perder o monopólio do mercado de cães com LOP.
Incentivo todos os membros do Forum a fazer RI aos bons Podengos Portugueses.
Ir para o topo Ir para baixo
pinto90
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
pinto90


Número de Mensagens : 30
Idade : 32
Localização : idanha belas
Data de inscrição : 07/11/2009

Como por lop num cao Empty
MensagemAssunto: Re: Como por lop num cao   Como por lop num cao EmptyQui Jan 07, 2010 12:13 pm

obrigado amigos vou me infromar por via telfonepara ao CPC de lisboa e vou por rip na cadela tentar :S gostaria muito porque acho que ela tem mto potencial tanto de beleza como para a caça e muito nervosa e bom nariz e das qualidades que eu amsi gosto nos podengos =D abraço e obrigado pelos conselhos Como por lop num cao Icon_biggrin
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Como por lop num cao Empty
MensagemAssunto: Re: Como por lop num cao   Como por lop num cao EmptyQui Jan 07, 2010 7:49 pm

amigo Gabriel, olhe la, qualquer pessoa que tenha um cao que ache que está dentro do estalão da raça pode pode tentar meter lop? ou melhor, pode tentar regista-lo? e onde se trata disso?
Ir para o topo Ir para baixo
José Pimenta
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
José Pimenta


Número de Mensagens : 97
Idade : 62
Localização : Vila Nova de Gaia
Data de inscrição : 13/03/2008

Como por lop num cao Empty
MensagemAssunto: Re: Como por lop num cao   Como por lop num cao EmptyQui Jan 07, 2010 10:19 pm

Caro amigo, tem que ir com a cadela a uma exposição, onde estejam juízes credênciados pelo CPC. Este mês há uma no Porto, na Exponor a 16 e 17 que é a 70ª exposição canina internacional do Norte. E como aqui já foi dito, só à terceira geração conseguirá o LOP.
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Gabriel


Número de Mensagens : 329
Idade : 53
Localização : Vale de Santarém
Data de inscrição : 09/12/2008

Como por lop num cao Empty
MensagemAssunto: Re: Como por lop num cao   Como por lop num cao EmptySex Jan 08, 2010 9:14 am

Nuno Miguel escreveu:
amigo Gabriel, olhe la, qualquer pessoa que tenha um cao que ache que está dentro do estalão da raça pode pode tentar meter lop? ou melhor, pode tentar regista-lo? e onde se trata disso?

O amigo Pimenta respondeu.
Existe um promenor que é o seguinte:
Tem que haver mais do que um juiz da raça para avaliar, não é um qualquer.
Ir para o topo Ir para baixo
VitorAlmeida
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
VitorAlmeida


Número de Mensagens : 143
Idade : 60
Localização : Ovar
Data de inscrição : 01/09/2008

Como por lop num cao Empty
MensagemAssunto: Re: Como por lop num cao   Como por lop num cao EmptySáb Jan 23, 2010 7:19 pm

Gabriel escreveu:


O amigo Pimenta respondeu.
Existe um promenor que é o seguinte:
Tem que haver mais do que um juiz da raça para avaliar, não é um qualquer.
Boas amigos

Ora um assunto muito interessante para ser desenvolvido .

Amigo Gabriel desculpe corrigi-lo num só sentido por que gostei bastante da sua intervenção anterior muito e esclarecedora.
O (RI) resisto inicial no momento já pode ser feito por um só juiz português desde 2008 que ouve essa alteração em relação a isso, eu próprio fiz dois (RI) em 2008, e foi assim.

Quanto ao amigo que intenciona fazer o (RI), faz muito bem, pois só assim poderemos ter uma raça mais homogénea possível..

É muito fácil e o cão se for morfologicamente perfeito é registado (RI) no livro de origens e partir daí é registar os seus filhotes desse cachorro, o preço do (RI) é de 20€.

Tem que contar que dai vem algumas despesas adicionais nas ninhadas, ao qual o português não esta habituado mas julgo que a com o tempo tudo virá a ser mais esclarecedor, com o esforço de todos aqueles que querem uma raça cada vez melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.perdigueirodeovar.com
pinto90
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
pinto90


Número de Mensagens : 30
Idade : 32
Localização : idanha belas
Data de inscrição : 07/11/2009

Como por lop num cao Empty
MensagemAssunto: Re: Como por lop num cao   Como por lop num cao EmptyDom Jan 24, 2010 2:24 pm

so uma pregunta amigo e tenho de me dirigir cpc e marcar alguma genero de exame ao cadela ou e so ir la com a cadela e ta la um revisor? abraçoe desculpei que e a minha primeira que gostaria te por lop ou rip a minha cadela =S comprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
VitorAlmeida
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
VitorAlmeida


Número de Mensagens : 143
Idade : 60
Localização : Ovar
Data de inscrição : 01/09/2008

Como por lop num cao Empty
MensagemAssunto: Re: Como por lop num cao   Como por lop num cao EmptyDom Jan 24, 2010 8:18 pm

pinto90 escreveu:
so uma pregunta amigo e tenho de me dirigir cpc e marcar alguma genero de exame ao cadela ou e so ir la com a cadela e ta la um revisor? abraçoe desculpei que e a minha primeira que gostaria te por lop ou rip a minha cadela =S comprimentos
Boa noite amigo
Como disse a traz é muito fácil.
Se tiver uma exposição próxima de sua casa, e digo isto porque que é para não gastar muito dinheiro em deslocação. Basta ligar CPC uma semana antes da exposição, pede para falar com senhor Vítor Pinto do clube português de canicultura, indica que quer fazer o (RI) indica que o cão é podengo, pequeno, grande, médio, sedoso ou liso,. Depois leva a exposição é visto por um ou dois juízes e se eles acharem que o cão tem tudo no sitio paga 20€ e fica com (RI).Nota= atenção que só paga se o cão passar. Se precisar de mais alguma informação ou ajuda para o mesmo estarei aqui para o ajudar.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.perdigueirodeovar.com
pinto90
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
pinto90


Número de Mensagens : 30
Idade : 32
Localização : idanha belas
Data de inscrição : 07/11/2009

Como por lop num cao Empty
MensagemAssunto: Re: Como por lop num cao   Como por lop num cao EmptyDom Jan 24, 2010 8:42 pm

mto obrigado caro amigo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] comprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Como por lop num cao Empty
MensagemAssunto: Re: Como por lop num cao   Como por lop num cao Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Como por lop num cao
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: