Caça & pesca & natureza
Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Cartuchos dos 100 metros

Ir para baixo 
+24
Diogoo
wal
João Paulo
Ciclone
pinho
Stick
beretta302
sergio magalhaes
joca
JOTTA
vitor76
Hélio
JPedro
Pedrohunter
altesa
Monteiro 28
tintin
antonio silva
Henriques58
podengos&coelhos
brunoferraz
Marcodatsun
rafeirage
fiasgardone
28 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptySex Abr 09, 2010 10:25 am

Tem alguma razão quando falou na qualidade dos aços nas armas antigas era deveras importante devido ao tipo de carregamentos alpicados nessa altura, embora o principio de carregamento fosse semelhante ao nosso, não eram utilizadas buchas de plástico, levavam polvora ,bucha de cartão, jornal, tecido e outros tipos de material que estivesse disponivel, algumas vezes musgo, bucha de cartão, chumbo, bucha de cartão e rebordo normal não se utilizava rebordo de estrela e ai sim os chumbos estavam em premanente contacto com o aço dos canos eu tenho uma arma desse tempo que a ponta do cano é tão fina que parece uma folha de papel vegetal e o aço era dos melhores da época situação que não acontece nos dias de hoje devido á utilização da buha plástica e tambem á qualidade dos aços.
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptySex Abr 09, 2010 10:31 am

E sarapilheira... fazia umas buchas do catano (dizem)!!

Mas quanto à bucha/chumbo, e o contacto com o cano, não consigo ver as coisas dessa forma.

Se o chumbo for no interior da bucha, não sofrerá as adaptações do cano. Tal como referi, só consigo conceptualizar a dinâmica do cano, se o chumbo ao chegar às almas já estiver à mercê destas, sem a interferência e protecção da bucha.

Mas tambem tenho de admitir algum cepticismo, que sobre influência de uma carga explosiva de tal força, o chumbo se separe da bucha em 2/3 cms. Tambem me parece dificil que tal aconteça.

Mas voltando atrás, e mudando de assunto, bem que o meu amigo me poderia dar umas luzes de como carregar um dispersor em condições, isto com A2.

É que eu para alem da dificuldade da carga/pressão, nunca consegui encontrar buchas de cruzeta, ao que tive de inventar uns quantos modelos caseiros... daí certamente as desgraças que carreguei, e que até tenho vergonha de descrever!!
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptySex Abr 09, 2010 12:57 pm

De momento não tenho muito tempo mas amanhã ou domingo já escrevo mais umas coisas acerca disto.

Bucha:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Amigo Beretta não se esqueça que o marketing conta muito hoje em dia. Basicamente estes novos perfis de canos que vão aparecendo é por causa do aço e da sua dureza.

Depois continuo.
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptySex Abr 09, 2010 2:01 pm

Cá está... grato pelo link, amigo Hélio...

Isto comprova que imediatamente após a deflagração do primário, conjuntamente com a carga de polvora, ao ser empurrada a bucha, esta secciona-se abrindo o copo, e ao empurrar o chumbo, vai fazer com que este entre em contacto com o cano...

... razão pela qual existe um ponto tão importante para a dispersão do tiro como as almas...
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptySex Abr 09, 2010 5:14 pm

beretta302 escreveu:
E sarapilheira... fazia umas buchas do catano (dizem)!!

Mas quanto à bucha/chumbo, e o contacto com o cano, não consigo ver as coisas dessa forma.

Se o chumbo for no interior da bucha, não sofrerá as adaptações do cano. Tal como referi, só consigo conceptualizar a dinâmica do cano, se o chumbo ao chegar às almas já estiver à mercê destas, sem a interferência e protecção da bucha.

Mas tambem tenho de admitir algum cepticismo, que sobre influência de uma carga explosiva de tal força, o chumbo se separe da bucha em 2/3 cms. Tambem me parece dificil que tal aconteça.

Mas voltando atrás, e mudando de assunto, bem que o meu amigo me poderia dar umas luzes de como carregar um dispersor em condições, isto com A2.

É que eu para alem da dificuldade da carga/pressão, nunca consegui encontrar buchas de cruzeta, ao que tive de inventar uns quantos modelos caseiros... daí certamente as desgraças que carreguei, e que até tenho vergonha de descrever!!

Na sua zona não á um armeiro que lhe venda umas buchas dispersor? o cartucho dispersor carrega-se exactamente como os outros difere apenas na bucha e geralmente carrega-se em rebordo normal para melhores resultados.
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptySex Abr 09, 2010 8:00 pm

Já procurei por toda a parte e nunca consegui arranjar...

Sei que há só as cruzetas a vender, e que há buchas com copo e cruzeta e só com cruzeta, mas nunca consegui comprar nenhum, por isso, o que fiz foi acoplar cruzetas às buchas normais.

Mas esta tarde falei com um amigo curioso tambem na arte do recarregamento do cartucho, e ele informou que eventualmente uma conhecida casa de Viana (que não quero mencionar o nome, mas que o meu caro certamente saberá quem é) eventualmente pode dispensar uns quantos...

Tentei ligar durante a tarde, mas não consegui falar com ninguem.

Quanto ao rebordo normal, a SULBEJA tambem carrega os dispersores assim... nunca percebi porquê...
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptySex Abr 09, 2010 8:20 pm

Fáz uma diferença bastante grande o rebordo normal para o rebordo de estrela isto em termos de disperção que penso que é o pretendido quando se compra esse tipo de cartucho.
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptySex Abr 09, 2010 9:53 pm

Admito a minha ignorância no que concerne ao rebordo redondo nornal.

Lembro-me de carregar cartuchos com o meu avê, em que era eu que fazia "tampas" de cartão rijo com uma especie de punção, e que depois se fazia o acabamento do cartucho com um rebordador manual.

Mas desconheço outros detalhes, porque depois com o aparecimento das mec's e das LEE (o meu pai tinha uma destas) que faziam rebordo em estrela, nunca mais atirei com esse tipo de cartucho...

Mas de facto há 2 anos atirei com dispersores sulbeja, e constatei que tinha assim o rebordo. Depois vi uma reportagem da fabrica, e constatei que eles ainda carregam dispersores à antiga, acabando mesmo com o black&decker... para meu espanto...
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptySex Abr 09, 2010 10:02 pm

beretta302 escreveu:
Admito a minha ignorância no que concerne ao rebordo redondo nornal.

Lembro-me de carregar cartuchos com o meu avê, em que era eu que fazia "tampas" de cartão rijo com uma especie de punção, e que depois se fazia o acabamento do cartucho com um rebordador manual.

Mas desconheço outros detalhes, porque depois com o aparecimento das mec's e das LEE (o meu pai tinha uma destas) que faziam rebordo em estrela, nunca mais atirei com esse tipo de cartucho...

Mas de facto há 2 anos atirei com dispersores sulbeja, e constatei que tinha assim o rebordo. Depois vi uma reportagem da fabrica, e constatei que eles ainda carregam dispersores à antiga, acabando mesmo com o black&decker... para meu espanto...

Para seu espanto e de muitos, mas esses são os autenticos dispersores, dai o seu preço.
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptySex Abr 09, 2010 10:12 pm

Alguns dois colegas têm fotos dos 2 diferentes rebordosque estao a falar?Para o caso do cartucho dispersor.Ja agora qual o melhor dos dois?

Outra coisa que ja me tem falado, é no numero de fecho em estrela. 5, 6 ,...
Sabem-me explicar isso.
Desde ja obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 59
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptySex Abr 09, 2010 11:13 pm

Acerca dos dispersores da sulBeja rebordados em estrela, com bucha de copo com a cruzeta dentro posso afirmar que são uns tiros excelentes.
Agora acerca da questão de se o chumbo se mantém dentro da bucha durante o seu percurso pelo cano,eu acho que o chumbo que está na frente vai afastar-se da bucha ainda dentro do cano,muitos bagos irão roçar as paredes do cano perdendo a esfericidade ,e depois de saírem vão perder velocidade e direcção.A chumbada vai percorrer a distância até ao alvo em forma de cone,e a vinte mt já leva um comprimento de 2mt,a trinta 3mt,e assim sucessivamente.Os primeiros bagos que saíram do cano e que não se alteraram vão atingir o sítio onde apontámos sendo seguidos pelos outros que vão chegando e vão bater á volta primeiros,formando assim a roda de chumbo que vemos feita no alvo que escolhermos.Quero dizer com isto que se a distância for de 50 mt a roda de fora chega com um atraso de 5mt em relação aos primeiros.
Se tivermos um alvo por ex: dentro de água vemos os chumbos a baterem na água antes (roda de baixo) no alvo e depois do alvo (roda de cima ).
Ir para o topo Ir para baixo
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
João Paulo


Número de Mensagens : 870
Idade : 56
Localização : Almada
Data de inscrição : 08/04/2010

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptySáb Abr 10, 2010 11:58 am

Também carreguei muitos cartuchos e o acabamento, mesmo que o rebordo fosse em estrela era sempre feito com uma peça adaptada ao Black&Decker. Servia para calibrar os rebordos dos cartuchos, pois se as armas de sobrepostos "mastigam" a maior parte dos cartuchos, desde que entrem na camara, já com as semi-automáticas tinha de se ter cuidado, senão era encravanso certo. Em relação ás buchas, tente contactar a sulbeja, telefone:284328346
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptySáb Abr 10, 2010 12:14 pm

Eu mais não seja, rebordo-os pela questão estética... mas é indubitável que se não houver cuidado com o carregamento, seja na copela, seja no rebordo, ou mesmo bagos salientes no cartucho, causam transtornos imediatos nas automáticas.

Grato pelo contacto.

Segunda irei de imediato encomendar buchas de cruzeta. Vamos ver o que sai depois dali...
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptySáb Abr 10, 2010 7:52 pm

Eh eh isto dos dispersores é outra dor de cabeça que não é qualquer dispersor que é bom, especialmente para os coelhos.

Amigo Beretta para esclarecer melhor a sua dúvida quanto às buchas e à sua abertura deixo a foto abaixo:

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Shotgun-sequence-full

O movimento que os chumbos adquirem é por força de ser empurrado pela bucha. Unicamente abandona o chumbo após a saída do cano. Diferentes buchas com diferentes pesos e dureza de plástico dão resultados distintos. Havendo algumas delas que poderão acompanhar mais umas dezenas de centímetros o chumbo que outras. A bucha também é responsável pelo selamento dos gases entre esta e a alma do cano.

Este ano irei carregar os meus próprios cartuchos dispersores. Já algum tempo que não o faço mas preciso que voltar a ter cartuchos em condições. Eu e mais algumas pessoas estamos em consenso que para os coelhos aqui na minha zona e noutras semelhantes é preciso um cartucho que abra bem até aos 15 metros e isso não se encontra nas espingardarias, nem em lado nenhum que eu tenha conhecimento por isso terei de meter mãos à obra.
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptySáb Abr 10, 2010 8:03 pm


Não compreendo como é que o chumbo poderá se mexer dentro da bucha mesmo sendo de cruzeta. A força é tal e como a bucha é plana os bagos pouco mais conseguem que se acomodar minimamente, agora deslocar do centro para as bordas ou vice-versa. Poderá sim é acontecer isso depois de sair do cano para fora. Bagos menos aerodinâmicos desviam-se da trajectória de acordo com a sua forma. Não é por acaso que algumas marcas tem chumbo mais espalmado para os dispersores. Uma das marcas que me lembro é a B&P quando tinham o site antigo falavam lá disso.
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptySáb Abr 10, 2010 8:20 pm

beretta302 escreveu:
Cá está... grato pelo link, amigo Hélio...

Isto comprova que imediatamente após a deflagração do primário, conjuntamente com a carga de polvora, ao ser empurrada a bucha, esta secciona-se abrindo o copo, e ao empurrar o chumbo, vai fazer com que este entre em contacto com o cano...

... razão pela qual existe um ponto tão importante para a dispersão do tiro como as almas...

O chumbo que está acima do copo da bucha é que fricciona no cano o restante permanece dentro do copo até ser explido à boca do cano.
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptySáb Abr 10, 2010 8:43 pm

brunoferraz escreveu:
Alguns dois colegas têm fotos dos 2 diferentes rebordosque estao a falar?Para o caso do cartucho dispersor.Ja agora qual o melhor dos dois?

Outra coisa que ja me tem falado, é no numero de fecho em estrela. 5, 6 ,...
Sabem-me explicar isso.
Desde ja obrigado.

Há fecho normal que é o mais antigo:

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Fotos-0017

Depois há o fecho em estrela de 6 e 8.

Segundo algumas pessoas a estrela fechada em 8 confere mais alguma pressão ao tiro eu pessoalmente não sei se é assim ou não. Só com aparelhos é que penso que se conseguiria verificar isso.

O que tradicionalmente se fala é que o fecho normal faz com que o tiro disperse mais mas ao longo destes anos não tenho usado isso nem comparado com nada não posso ser mais preciso.

Agora sei é que um cartucho que tenha mais pressão dispersa mais.

Os Melior Especial Batida Plus dos antigos eram fechados em estrela de 8. Eram muito bons, tinham força mas dispersavam mais um pouco que os Especial Batida.

O melhor não é facil dizer mas se actualmente se usa com mais frequência o fecho de estrela de 6 é porque deve ser o melhor. Às vezes leva-me a crer que o fecho em 8 é mais para tornar o tiro um pouco mais "especial" aos olhos e para vender mais por ser diferente. Isto é só especulação. Apesar de já ter carregado alguns cartuchos em 8 não vi nada de muito diferente dos de 6.
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptySáb Abr 10, 2010 9:35 pm

O fecho de 8 não provou pois estragam-se mais cartuchos no carregamento que o de 6 em termos de prestação não á diferença.
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptyDom Abr 11, 2010 1:15 pm

Entao o cartucho com fecho normal tende a dispersar mais rapidamente?

Na mala do meu avo ainda se ve alguns cartuchos com fecho normal cheios de ferrugem.Sendo alguns deles todos revestidos de cartao duro.
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptyDom Abr 11, 2010 3:33 pm

brunoferraz escreveu:
Entao o cartucho com fecho normal tende a dispersar mais rapidamente?

Na mala do meu avo ainda se ve alguns cartuchos com fecho normal cheios de ferrugem.Sendo alguns deles todos revestidos de cartao duro.

É isso mesmo amigo bruno mas depende tambem da bucha utilizada no carregamento num e noutro fecho, se forem utilizadas buchas identicas o rebordo normal dispersa mais rápidamente.
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptySeg Abr 12, 2010 8:03 am

Obrigado. Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Icon_cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptySeg Abr 12, 2010 8:06 am

antonio silva escreveu:
brunoferraz escreveu:
Entao o cartucho com fecho normal tende a dispersar mais rapidamente?

Na mala do meu avo ainda se ve alguns cartuchos com fecho normal cheios de ferrugem.Sendo alguns deles todos revestidos de cartao duro.

É isso mesmo amigo bruno mas depende tambem da bucha utilizada no carregamento num e noutro fecho, se forem utilizadas buchas identicas o rebordo normal dispersa mais rápidamente.


o dispersor RN da polvichumbo penso que é de rebordo redondo..... e abre MUITO até demais Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Lol
Ir para o topo Ir para baixo
wal
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
wal


Número de Mensagens : 23
Idade : 53
Localização : Ribatejo
Data de inscrição : 18/11/2009

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Cartuchos e Cargas   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptyTer Abr 13, 2010 2:24 pm

Boas Tardes a Todos

já que aqui se tem falado tanto em cargas cartuchos etc. gostaria de vos perguntar uma coisa, eu possuo de familia algumas espingardas justapostas e de cães que eu acho extremamente bonitas que eram dos meus avôs e que tive a sorte e o orgulho de ficar com elas será que utilizando cartuchos normais de 28gr posso atriar com elas de vez em quando num percuso de caça sem correr o risco de as danificar ou aleijar.me a mim ou outros? É que já me disseram que não havia problema uma vez que as cargas antigas eram muito piores do que as de agora no entanto tive os meus receios. e inclusive gostaria de exprimentar uma de calibre 16 que tambem tenho.

Falaram-me tambem em relação aos cães que a sua utilização é muito perigosa, mas eu sinceramente acho que é tão normal como outra qualquer desde claro utlizada num sitio seguro com as devidas precauções que não é nada mais nada menos do que eu ja faço com uma moderna que possuo para tiro desportivo.

Ps: é que eu tenho um fraquinho por estas armas antigas e gostaria de lhe dar uso
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptyTer Abr 13, 2010 2:38 pm

Não sei quais as armas em questão mas também não interessa. Nalgumas marcas de cartuchos encontra linhas/gamas de cartuchos específicos para utilizar em armas mais antigas.

Convém que os tiros não sejam muito fortes pois os aços podem já não estar nas melhores condições e principalmente respeitar o tamanho das câmaras.

Dê uma vista de olhos a este catálogo principalmente à linha Fast: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Neste catálogo não faz alusão que é um tiro mesmo específico para armas antigas mas penso que os pode utilizar sem qualquer problema. Eu optaria por cargas leves e não dar muitos tiros com a arma para não aumentar as folgas.

De qualquer modo o António Silva será capaz de lhe fazer algumas recomendações mais válidas que as minhas.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptyTer Abr 13, 2010 2:47 pm

Hélio escreveu:
Não sei quais as armas em questão mas também não interessa. Nalgumas marcas de cartuchos encontra linhas/gamas de cartuchos específicos para utilizar em armas mais antigas.

Convém que os tiros não sejam muito fortes pois os aços podem já não estar nas melhores condições e principalmente respeitar o tamanho das câmaras.

Dê uma vista de olhos a este catálogo principalmente à linha Fast: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Neste catálogo não faz alusão que é um tiro mesmo específico para armas antigas mas penso que os pode utilizar sem qualquer problema. Eu optaria por cargas leves e não dar muitos tiros com a arma para não aumentar as folgas.

De qualquer modo o António Silva será capaz de lhe fazer algumas recomendações mais válidas que as minhas.

está tudo dito, camaras muita ateñção existem armas antigas com camara de 68 se não estou errado
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptyTer Abr 13, 2010 2:47 pm

Penso que até menos de 67,5 e 65 mm.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptyTer Abr 13, 2010 2:49 pm

Hélio escreveu:
Penso que até menos de 67,5 e 65 mm.

68 há, menos desconhecia Cartuchos dos 100 metros - Página 3 600400
Se não estou em erro havia muitas "lamber" com camaras de 68 que era um problema, apesar de serem recentes em compração com as armas de cães Cartuchos dos 100 metros - Página 3 739466
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptyTer Abr 13, 2010 5:37 pm

Amigo wal o conselho que lhe dou em primeiro lugar é levar as armas a uma oficina de reparação de armas para verificar o mecanismo principamente a de cães, as camaras das armas de justapostos eram quase todas de 70mm as de sobrepostos havia algumas com 68 e as semi-automáticas quase todas de 65, se o mecanismo estiver em condições pode disparar os cartuchos actuáis sem problemas não ultrapassando as 32 gr, depende tambem da arma em questão.
Ir para o topo Ir para baixo
wal
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
wal


Número de Mensagens : 23
Idade : 53
Localização : Ribatejo
Data de inscrição : 18/11/2009

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Armas de Cães-Continuação   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptyTer Abr 13, 2010 8:48 pm

Boa Noite a todos

Antes de tudo gostaria de mais uma vez agradecer a todos a vossa ajuda no esclarececimento das minhas duvidas bem com todas as vossa dicas e recomendações.

Amigo Antonio as espingardas em questão estão todas a funcionar com os cães a "deslizar" bem as agulhas de percurção não tem qualquer atrito e inclusive já disparei com elas com redutores para calibre 410 só como acho este tipo de armas extremamente elegantes e bonitas acho mal empregadas estarem num armeiro em apenas em exposição e gostaria de lhes dar uso uma vez por outra (mas claro estão em exposição mas são cuidadas ) isto para não falar na estimação que tinha pelos donos delas .

Quanto ás cargas, no maximo estava a falar de 28gr, visto que não caço so atiro aos pratos

no fds se eu me entender com isto coloco aqui as fotos das mesmas
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 EmptyTer Abr 13, 2010 9:14 pm

Convem sempre uma revisão em armas sem disparar em algum tempo para não acontecerem situações desagradáveis quanto a cartuchos de 28gr pode disparar na boa.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos dos 100 metros   Cartuchos dos 100 metros - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cartuchos dos 100 metros
Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Ricochete a 112 metros com calibre 4,5 mm
» Gramagem de Pólvora e chumbo
» cartuchos
» Preço dos cartuchos??!!
» Cartuchos Rio

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Armas e Muniçoes & calçado e Vestuário :: Armas e Muniçoes-
Ir para: