Caça & pesca & natureza
como treinar  cães para a pena Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
como treinar  cães para a pena Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 como treinar cães para a pena

Ir para baixo 
+13
Rui20
altesa
javali
brunoferraz
antonio silva
Celso Santos
pinto90
FARM
cunha
luis carvalho
Marcodatsun
podengos&coelhos
podengos
17 participantes
AutorMensagem
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

como treinar  cães para a pena Empty
MensagemAssunto: como treinar cães para a pena   como treinar  cães para a pena EmptySex Jul 18, 2008 12:07 pm

Estou a criar este tópico para se falar um pouco de truques e de algumas dicas para nos caçadores podermos treinar os nossos cães para a pena

O que é importante para o cachorros nos primeiros meses ?
Que tipo de treino se deve dar até os 6 meses ?
A que idade se deve amostrar a primeira peça de caça ?
etc etc etc . :scratch: :scratch: :scratch:

Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

como treinar  cães para a pena Empty
MensagemAssunto: Re: como treinar cães para a pena   como treinar  cães para a pena EmptySex Jul 18, 2008 1:33 pm

Os primeiros treinos terão de ser sempre treinos de obediência. Só depois desta fase bem feita se poderá partir pra treinos com caça.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

como treinar  cães para a pena Empty
MensagemAssunto: Re: como treinar cães para a pena   como treinar  cães para a pena EmptySeg Jul 21, 2008 8:21 am

concordo um cão de pena antes de caçar tem de aprender a ser obdiente ao seu dono :D
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

como treinar  cães para a pena Empty
MensagemAssunto: Re: como treinar cães para a pena   como treinar  cães para a pena EmptySeg Jul 21, 2008 7:06 pm

pois é amigos eu queria saber mais os tais truques que todos temos para treinar os nossos amigos de 4 patas :( :( :o
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

como treinar  cães para a pena Empty
MensagemAssunto: Re: como treinar cães para a pena   como treinar  cães para a pena EmptyTer Jul 22, 2008 2:45 pm

podengos escreveu:
pois é amigos eu queria saber mais os tais truques que todos temos para treinar os nossos amigos de 4 patas :( :( :o

Como percebo pouco ou nada de cães de parar pouco ou nada te posso ajudar!
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

como treinar  cães para a pena Empty
MensagemAssunto: Re: como treinar cães para a pena   como treinar  cães para a pena EmptyQua Jul 23, 2008 7:55 am

e dois :( são caes k nunca treinei o k sei é pelo k li e pelo k aprendi com pessoas mais velhas k eu :D
Ir para o topo Ir para baixo
luis carvalho
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
luis carvalho


Número de Mensagens : 237
Idade : 44
Localização : soure - coimbra
Data de inscrição : 05/12/2008

como treinar  cães para a pena Empty
MensagemAssunto: treino de cães de parar   como treinar  cães para a pena EmptySex Dez 05, 2008 6:53 pm

caros companheiros de caça, não é fácil treinar um cão.
1º temos de ter muita paciência
2º temos de compreender o animal
3º brincar muito com animal, mas ao mesmo tempo estamos a treinar
penso que estes são alguns princípios básicos para iniciar um cão de parar
na minha opinião a partir dos 2 meses de idade é uma boa idade para iniciar o treino com os cães e só a partir dos 6 meses mostrar a primeira peça de caça, de preferência uma codorniz.
é a minha opinião da experiência de adestramento de alguns anos já passados á beira dos nossos amigos de 4 patas
Ir para o topo Ir para baixo
http://luiscarvalho.blogs.sapo.pt
cunha
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
cunha


Número de Mensagens : 9
Idade : 57
Localização : torres vedras
Data de inscrição : 10/05/2009

como treinar  cães para a pena Empty
MensagemAssunto: Re: como treinar cães para a pena   como treinar  cães para a pena EmptyDom maio 17, 2009 7:26 pm

A minha opinião sobre este assunto do treino de cachorros para a pena é a seguinte:

Após os 3 meses dar inicio á sociabilização (ex: passeios, lidar com outros cães, com outras pessoas, ouvir barulhos e brincar com objectos).

Por volta dos 4 meses começar a treinar o cobro (trazer á mão), com uma bola ou um trapo por exemplo. Sempre que a tarefa seja cumprida com sucesso recompense-o com carinho (ex: festas) e uns biscoitos. Desde que o cachorro já faça correctamente com o objecto passe a fazer o mesmo exercício com uma peça de caça (ex: codorniz) primeiro congelada e depois ao natural por volta dos 6 meses. Com o método da cana comece a treina-lo a parar.

Podemos testar o animal ao tiro.

Depois do cachorro conhecer o cheiro da codorniz, esconder a codorniz, levar o cão ao encontro da peca contra o vento para começar a aprendizagem da busca e a trabalhar o nariz.

É assim que eu faço aos meus entre os 6 e os 8 meses.

Espero ter ajudado todos os participantes deste fórum com a resposta a sua pergunta.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
FARM
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
FARM


Número de Mensagens : 42
Idade : 60
Localização : Espinho
Data de inscrição : 15/05/2009

como treinar  cães para a pena Empty
MensagemAssunto: Re: como treinar cães para a pena   como treinar  cães para a pena EmptyQua maio 20, 2009 6:19 pm

Caros amigos, desde já agradeço a vossa explicação aqui dada, pois nunca tive cães de parar porque sempre pensei seria bem mais difícil o treino para esse efeito, mas pelo que estou a ver não é assim tão complicado. Vou pensar seriamente em ter cães para esse efeito.
O meu obrigado a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://desdeaprehistoria.blogspot.com/
pinto90
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
pinto90


Número de Mensagens : 30
Idade : 32
Localização : idanha belas
Data de inscrição : 07/11/2009

como treinar  cães para a pena Empty
MensagemAssunto: caes de parar   como treinar  cães para a pena EmptySáb Nov 07, 2009 7:19 pm

caro amigo so queria dizer mais uma dica que acho que seja util um cao de parar ou e treinado po pelo (coelho ,lebre) ou a pena (codroniz etc ) se for treinado ao pelo muito difissil mente chegara a parar a pena abraço e espero ter ajudado comprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Celso Santos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Celso Santos


Número de Mensagens : 32
Idade : 45
Localização : Vila Nova da Baronia
Data de inscrição : 04/08/2008

como treinar  cães para a pena Empty
MensagemAssunto: Re: como treinar cães para a pena   como treinar  cães para a pena EmptySáb Nov 07, 2009 7:42 pm

Não concordo... há grandes cães de parar à pena que caçam ao pelo de forma excelente, como exemplo temos o braco alemão, depende é do terreno e do treino que lhe for dado.

Refiro ainda que já vi excelentes paragens à Lebre por pointeres que o fazem ainda melhor às perdizes.

Contudo, aconselho primeiro a ensinar o cão a caçar à pena.

Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

como treinar  cães para a pena Empty
MensagemAssunto: Re: como treinar cães para a pena   como treinar  cães para a pena EmptySáb Nov 07, 2009 8:45 pm

FARM escreveu:
Caros amigos, desde já agradeço a vossa explicação aqui dada, pois nunca tive cães de parar porque sempre pensei seria bem mais difícil o treino para esse efeito, mas pelo que estou a ver não é assim tão complicado. Vou pensar seriamente em ter cães para esse efeito.
O meu obrigado a todos.

Amigo não é assim tão fácil treinar um cão de parar e hoje para se ter um bom ção muito mais dificil é, tem que ter muita disponibilidade de tempo muita paciencia para não falar da aptidão do cão, penso que foi tudo explicado de uma forma simplificada o seja o básico.
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

como treinar  cães para a pena Empty
MensagemAssunto: Re: como treinar cães para a pena   como treinar  cães para a pena EmptyDom Nov 08, 2009 3:05 pm

Celso Santos escreveu:
Não concordo... há grandes cães de parar à pena que caçam ao pelo de forma excelente, como exemplo temos o braco alemão, depende é do terreno e do treino que lhe for dado.

Refiro ainda que já vi excelentes paragens à Lebre por pointeres que o fazem ainda melhor às perdizes.

Contudo, aconselho primeiro a ensinar o cão a caçar à pena.

Abraço.

Bom conselho.
Bruno Ferraz.
Ir para o topo Ir para baixo
Celso Santos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Celso Santos


Número de Mensagens : 32
Idade : 45
Localização : Vila Nova da Baronia
Data de inscrição : 04/08/2008

como treinar  cães para a pena Empty
MensagemAssunto: Re: como treinar cães para a pena   como treinar  cães para a pena EmptyDom Nov 08, 2009 6:33 pm

Treinar cães não é dificil...

Eles praticamente vivem para nos agradar.

Dificil é termos tempo e paciência para os ensinar e utilizarmos metodos adequados.

Aqui vai um link que considero interessante:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
javali
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
javali


Número de Mensagens : 34
Idade : 35
Localização : Portel(Évora)
Data de inscrição : 10/11/2008

como treinar  cães para a pena Empty
MensagemAssunto: Re: como treinar cães para a pena   como treinar  cães para a pena EmptyDom Nov 08, 2009 9:55 pm

O meu cão parava lebres, coelhos, perdizes, codornizes, e galinholas é que não era tão bom, mas mais umas idas á dama dos bosques e devia de aprender tambem!!

Ás lebres e codornizes então, fazia paragens lindas, perdizes era preciso o vendo estar de frente, porque de outra maneira elas não esperavam que ele as pará-se.

os unicos defeitos que tinha, eram não respeitar o levante da peça, que no caso da lebre e coelho dificulta o tiro, e o cobro, trazia-me a peça até 1metro de mim depois deixava no chao como treinar  cães para a pena Icon_razz , e se ouvesse outro cão ao pé dele, era um castigo, cabeça para o ar, peitos para fora, e não deixava ninguem tirar-lhe a peça da boca como treinar  cães para a pena Icon_scratch como treinar  cães para a pena Icon_mad ás vezes irritava.

Eu para o treinar, foi a brincar com ele uma bola ou uma meia com um nó, depois tentei a tecnica da cana, mas ele não parava, só começou a parar mesmo na caça, fazia umas investidas ás 1ªs peças depois começou a parar, e agora estava excelente.

Começou a obedecer a dois tipos de assobios meus, um mais curto, para ele ver que estava a sair da rota como treinar  cães para a pena Icon_cool , e outro quando eu queria que ele viésse ao pé de mim.

Esta é +/- simples de ensinar, é ir com eles para o campo, num sitio que haja muitas arvores, ou rocha, eles vão para a frente, e nós escondemo-nos, ou viramos costas, assobio, e ele tem de me encontrar pelo assobio, e vem ter comigo, sempre que o ouvia vinha ter comigo, o outro tinha de ser em actos de caça, e demorou um pouco mais porque ele ouvia assobiar e associava sempre ao mesmo, que era vir ter comigo, mas com o tempo foi lá.

Não deve de ser assim o correcto mas este foi lá assim!! como treinar  cães para a pena Icon_lol
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

como treinar  cães para a pena Empty
MensagemAssunto: Re: como treinar cães para a pena   como treinar  cães para a pena EmptySeg Nov 09, 2009 10:43 am

javali escreveu:
O meu cão parava lebres, coelhos, perdizes, codornizes, e galinholas é que não era tão bom, mas mais umas idas á dama dos bosques e devia de aprender tambem!!

Ás lebres e codornizes então, fazia paragens lindas, perdizes era preciso o vendo estar de frente, porque de outra maneira elas não esperavam que ele as pará-se.

os unicos defeitos que tinha, eram não respeitar o levante da peça, que no caso da lebre e coelho dificulta o tiro, e o cobro, trazia-me a peça até 1metro de mim depois deixava no chao como treinar  cães para a pena Icon_razz , e se ouvesse outro cão ao pé dele, era um castigo, cabeça para o ar, peitos para fora, e não deixava ninguem tirar-lhe a peça da boca como treinar  cães para a pena Icon_scratch como treinar  cães para a pena Icon_mad ás vezes irritava.

Eu para o treinar, foi a brincar com ele uma bola ou uma meia com um nó, depois tentei a tecnica da cana, mas ele não parava, só começou a parar mesmo na caça, fazia umas investidas ás 1ªs peças depois começou a parar, e agora estava excelente.

Começou a obedecer a dois tipos de assobios meus, um mais curto, para ele ver que estava a sair da rota como treinar  cães para a pena Icon_cool , e outro quando eu queria que ele viésse ao pé de mim.

Esta é +/- simples de ensinar, é ir com eles para o campo, num sitio que haja muitas arvores, ou rocha, eles vão para a frente, e nós escondemo-nos, ou viramos costas, assobio, e ele tem de me encontrar pelo assobio, e vem ter comigo, sempre que o ouvia vinha ter comigo, o outro tinha de ser em actos de caça, e demorou um pouco mais porque ele ouvia assobiar e associava sempre ao mesmo, que era vir ter comigo, mas com o tempo foi lá.

Não deve de ser assim o correcto mas este foi lá assim!! como treinar  cães para a pena Icon_lol

O meu pai quando era novo e tinha PPs, era assim que os ensinava, com a meia.
Ir para o topo Ir para baixo
altesa
Moderador
Moderador
altesa


Número de Mensagens : 545
Idade : 70
Localização : Alcanena
Data de inscrição : 26/05/2009

como treinar  cães para a pena Empty
MensagemAssunto: Re: como treinar cães para a pena   como treinar  cães para a pena EmptyDom Nov 29, 2009 7:29 pm

na minha modesta opinião e com alguns anos de esperiencia entendo que:
1º- cada raça de cães de parar tem a sua propria caracteristica
2º- quando se pretende adquirir um cão de parar temos de saber que tipo de terreno vamos caçar qual a disponibilidade fisica que temos e qual o nosso temperamento para lidar com os cães.
Quanto ao ensino, aos dois meses podemos começar a brincar com o cachorro com uma bola de ténis ou um pano com um nó e nessa brincadeira ele sem saber começa a trazer á mão,depois começa a fase de obediencia repetindo sempre as mesmas palavras e os mesmos gestos para não o baralhar só depois de ele fazer um trabalho bem é que se passa a outro é sempre assim,mas sempre treinos curtos.
Mostrar caça, eu nunca o faço, ponho no terreno normalmente uma codorniz depois levo o cachorro a bom vento na direcçao da mesma e vejo o comportamento dele se os pais lhe transmitiram algo de bom, ele ao sentir a emanação da caça vai ter coriosidade de ver o que é e normalmente pára antes de lá chegar, se a codorniz levantar e ele se assustar mesmo que fuja em direcção do dono é bom sinal.
Ir para o topo Ir para baixo
Rui20
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Rui20


Número de Mensagens : 107
Idade : 31
Localização : Ponte de Lima
Data de inscrição : 04/01/2011

como treinar  cães para a pena Empty
MensagemAssunto: Re: como treinar cães para a pena   como treinar  cães para a pena EmptyTer Jun 21, 2011 10:03 am

Eu tenho um cão de pena que agora tem 1ano, 1º ensinei a obedicencia, aos 3 ou 4 meses começei a meter a ideia na cabeça dele de quando se aproximar de qualquer peça de caça parar. Aos 7, 8 meses já estava a caçar.
como treinar  cães para a pena 462432
Ir para o topo Ir para baixo
arcanais
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
arcanais


Número de Mensagens : 60
Idade : 62
Localização : Condeixa-a-Nova
Data de inscrição : 28/01/2011

como treinar  cães para a pena Empty
MensagemAssunto: Caes de parar   como treinar  cães para a pena EmptyTer Jun 21, 2011 1:23 pm

Na minha humilde e sincera opinião a biblia do ensino de cães de parar, mais concretamente o Perdigueiro Português", embora as regras sejam basicamente as mesmas para qualquer raça, é o livro escrito pelo Prof. Moisés Nascimento Costa "O ensino do Perdigueiro Português".
Por impossibilidade de postar aqui partes do livro,por respeito aos dirteitos do autor, deixo o link para o seu site, onde poderá disfrutar da leitura e ao mesmo tempo adquirir conceitos e regras que se aplicarão concerteza àquilo que pretentede:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

A. Canais
Ir para o topo Ir para baixo
GildoCCC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 487
Idade : 28
Localização : Leiria
Data de inscrição : 15/12/2010

como treinar  cães para a pena Empty
MensagemAssunto: Re: como treinar cães para a pena   como treinar  cães para a pena EmptyTer Jun 21, 2011 5:39 pm

luis carvalho escreveu:
caros companheiros de caça, não é fácil treinar um cão.
1º temos de ter muita paciência
2º temos de compreender o animal
3º brincar muito com animal, mas ao mesmo tempo estamos a treinar
penso que estes são alguns princípios básicos para iniciar um cão de parar
na minha opinião a partir dos 2 meses de idade é uma boa idade para iniciar o treino com os cães e só a partir dos 6 meses mostrar a primeira peça de caça, de preferência uma codorniz.
é a minha opinião da experiência de adestramento de alguns anos já passados á beira dos nossos amigos de 4 patas




como treinar  cães para a pena 922137 como treinar  cães para a pena 922137 como treinar  cães para a pena 922137

Nada a dizer......................
Ir para o topo Ir para baixo
sousa1
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
sousa1


Número de Mensagens : 58
Idade : 30
Localização : torres vedras
Data de inscrição : 14/10/2012

como treinar  cães para a pena Empty
MensagemAssunto: como treinar caes para a pena   como treinar  cães para a pena EmptyDom Out 14, 2012 8:45 pm

Boas.chamo me carlos tenho 19 anos e sou de torres vedras.gostava de saber a que idade se deve fazer o primeiro teste da cana?
Obrigado e cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
mulerite
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
mulerite


Número de Mensagens : 193
Idade : 63
Localização : porto de mos
Data de inscrição : 24/09/2012

como treinar  cães para a pena Empty
MensagemAssunto: Re: como treinar cães para a pena   como treinar  cães para a pena EmptyDom Out 14, 2012 9:27 pm

sousa1 escreveu:
Boas.chamo me carlos tenho 19 anos e sou de torres vedras.gostava de saber a que idade se deve fazer o primeiro teste da cana?
Obrigado e cumprimentos

A partir dos 3 ou 4 meses podes começar a ensinar todo o que quiseres, mas com calma e paciência, qualquer exercicio não deve ser repetido demasiadas vezes e sempre exigindo obediência, também ter sempre em conta o temperamento do cão 12345 Agreement um abraço e muita paciência
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





como treinar  cães para a pena Empty
MensagemAssunto: Re: como treinar cães para a pena   como treinar  cães para a pena Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
como treinar cães para a pena
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» como treinar os meus caes
» como treinar caes aos coelhos
» Cães de caça a pena
» conselho sobre cães de pena
» dicas e truques para treinar cães de coelho

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: