Caça & pesca & natureza
Insolação nos cães Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Insolação nos cães Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Insolação nos cães

Ir para baixo 
+3
Marcodatsun
nando0909
podengos&coelhos
7 participantes
AutorMensagem
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Insolação nos cães Empty
MensagemAssunto: Insolação nos cães   Insolação nos cães EmptySeg Set 28, 2009 9:31 am

Amigos, muito cuidado com os vossos cães na caça nesta época de calor. No sábado vi morrer uma cadela que ainda conseguimos levar ao Veterinário mas já foi tarde. Uma outra ainda conseguimos safar.
Ir para o topo Ir para baixo
nando0909
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
nando0909


Número de Mensagens : 12
Idade : 41
Localização : Braga
Data de inscrição : 20/04/2009

Insolação nos cães Empty
MensagemAssunto: Re: Insolação nos cães   Insolação nos cães EmptySeg Set 28, 2009 9:51 am

Boas amigo podengos&coelhos, será que podia dizer quais os sinais a que devemos estar atentos nessas situações, é que uma altura vi morrer um cão assim, desde aí que faço varias paragens durante a caçada e levo bastante agua para os animais, mas não sei se sei reconhecer os sinais...

Cumprimentos

Fernando Marinho
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Insolação nos cães Empty
MensagemAssunto: Re: Insolação nos cães   Insolação nos cães EmptySeg Set 28, 2009 10:33 am

Amigo Nando, um amigo foi caçar aos coelhos comigo no sábado passado e levou 5 podengos(4 cadelas e 1 cão). O terreno estava muito duro e o tempo completamente seco e muito quente. Demos uma volta não muito grande e os cães beberam água à vontade a meio do percurso. Por volta das 11.00 uma cadela começa com ataques e pasmos mulculares que depois de refrescada e passado uns 5minutos começou a melhorar. Entretanto começam os mesmos sintomas numa outra cadela sintomas esses que rapidamente se tornaram mais fortes com pasmos muito fortes e longos pelo que corremos pra um Veterinário que ficava a +/-20minutos de caminho ao qual chegamos com a cadela ainda viva. Infelizmente a cadela morreu assim que a colocamos na mesa da Veterinária.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Insolação nos cães Empty
MensagemAssunto: Re: Insolação nos cães   Insolação nos cães EmptySeg Set 28, 2009 10:37 am

De referir que os cães desse amigo ainda não tinham caçado este ano pelo que a falta de preparação física deverá ter sido fatal. Digo isto porque os meus cães estavam presentes e nenhum mostrou qualquer sinal de insolação até porque a volta não foi muito grande.

Assim que detectem sinais destes deverão imediatamente refrescar o animal com água e se possivel com um pano humido pra tentar baixar a temperatura e correr pra um Veterinário que deverá meter o cão a soro de forma a conseguir hidratar o cão que neste estado não consegue beber.

Atenção aos cães de parar que quando lhes dá normalmente é fatal!
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Insolação nos cães Empty
MensagemAssunto: Re: Insolação nos cães   Insolação nos cães EmptySeg Set 28, 2009 10:49 am

È fundamental treinar os cães durante a epoca de defesa para eles ganharem ritmo é uma questão fisica tambem
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Insolação nos cães Empty
MensagemAssunto: Re: Insolação nos cães   Insolação nos cães EmptySeg Set 28, 2009 11:12 am

ha cerca de 15 dias morreram os melhores cães a um amigo do meu pai. podengos andaluzes. morreram dentro do reboque na hora de almoço. tavam la muitos e so morreram os de 6 anos mais ou menos..os mais novos nao morreram. eu vou ter o meu primeiro dia de caça ao domingo e nao sei não, apesar de ir com os meus ao campo de treino durante o defeso, com este calor, ate tenho medo de levar os caes. ficam exaustos ao meio da manha quando o calor aperta. uma pinga de agua na sexta ou no sabado é que fazia bem ao terreno, ficava tudo mais macio..e mais facil para os podengos. é que nao sei se vos acontece no ano passado os meus cães quando tava calor e ao meio da manha lhes davamos agua, eles depois ficavam mais molengoes. eu acho que é o mesmo fenomeno que ate as vezes me acontece a mim, quando paro sinto-me depois muito mais cansado e ja e dificil recomeçar a fazer algo(nao estou a falar na caça, mas sim quando estudo ou quando estou a trabalhar). ja o meu pai diz o mesmo.."agua traz moleza". eu ca este ano vou levar uma garrafa de bico no colete fresquinha e depois quando os cães vêm ao pe de mim molho lhe o focinho, ou dou-lhes uma pinga. acho melhor do que a meio da manha leva-los a uma barragem... depois encharcam-se de agua e ja nao tem aquela esnica
Ir para o topo Ir para baixo
jb-alg
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
jb-alg


Número de Mensagens : 30
Idade : 53
Localização : Algoz-Silves
Data de inscrição : 25/03/2008

Insolação nos cães Empty
MensagemAssunto: Re: Insolação nos cães   Insolação nos cães EmptySeg Set 28, 2009 11:15 am

Complicado terrenos onde existe muita caça , pouca vegetação e pouca agua disponivel para os animais... a preparação atempada dos animais ajuda , mas no inicio de epoca é preferivel zonas com menos caça para ganharem ritmo .
Existem por vezes barragens , onde a agua esta impropria ...outro perigo que nos esquecemos Insolação nos cães Icon_exclaim
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ctopinhal.com
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Insolação nos cães Empty
MensagemAssunto: Re: Insolação nos cães   Insolação nos cães EmptySeg Set 28, 2009 1:14 pm

Nuno Miguel escreveu:
ha cerca de 15 dias morreram os melhores cães a um amigo do meu pai. podengos andaluzes. morreram dentro do reboque na hora de almoço. tavam la muitos e so morreram os de 6 anos mais ou menos..os mais novos nao morreram. eu vou ter o meu primeiro dia de caça ao domingo e nao sei não, apesar de ir com os meus ao campo de treino durante o defeso, com este calor, ate tenho medo de levar os caes. ficam exaustos ao meio da manha quando o calor aperta. uma pinga de agua na sexta ou no sabado é que fazia bem ao terreno, ficava tudo mais macio..e mais facil para os podengos. é que nao sei se vos acontece no ano passado os meus cães quando tava calor e ao meio da manha lhes davamos agua, eles depois ficavam mais molengoes. eu acho que é o mesmo fenomeno que ate as vezes me acontece a mim, quando paro sinto-me depois muito mais cansado e ja e dificil recomeçar a fazer algo(nao estou a falar na caça, mas sim quando estudo ou quando estou a trabalhar). ja o meu pai diz o mesmo.."agua traz moleza". eu ca este ano vou levar uma garrafa de bico no colete fresquinha e depois quando os cães vêm ao pe de mim molho lhe o focinho, ou dou-lhes uma pinga. acho melhor do que a meio da manha leva-los a uma barragem... depois encharcam-se de agua e ja nao tem aquela esnica


para mim isto é simplesmente culpa do dono por vezes deixam os cães dentro do atrelado cansados com pouco espaço sem agua e ao sol até torram dentro da chapa, pena pelos cães que não tem culpa. Insolação nos cães Icon_evil Insolação nos cães Icon_evil
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Insolação nos cães Empty
MensagemAssunto: Re: Insolação nos cães   Insolação nos cães EmptySeg Set 28, 2009 4:30 pm

jb-alg escreveu:
Complicado terrenos onde existe muita caça , pouca vegetação e pouca agua disponivel para os animais... a preparação atempada dos animais ajuda , mas no inicio de epoca é preferivel zonas com menos caça para ganharem ritmo .
Existem por vezes barragens , onde a agua esta impropria ...outro perigo que nos esquecemos Insolação nos cães Icon_exclaim

Ter atençao se por perto tem alguma possilga ou vacaria.Aguas mortas e podres é meio caminho para os caes ficarem doentes.

Quanto aos ataques que o amigo Rui falou, pensei que fosse genetico, pois um colega meu tem uma cadela que faz algumas vezes isso e a irma é igual.O restos dos caes é sempre normal. Essas cadelas nao param, mas com o calor enconstam e ficam ali deitadas e a ganir.Contudo se lhe der-mos uma pinga de agua ja volta a reanimar por umas horas.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Insolação nos cães Empty
MensagemAssunto: Re: Insolação nos cães   Insolação nos cães EmptySeg Set 28, 2009 6:36 pm

Bruno, muita atenção a esses sintomas porque podem ser fatais principalmente em cães já com alguma idade.
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Insolação nos cães Empty
MensagemAssunto: Re: Insolação nos cães   Insolação nos cães EmptySeg Set 28, 2009 7:25 pm

Elas sao novas, vao fazer 2 anos em Dezembro.
O meu colega ja a teve que ir buscar ao meio do mato pelo menos uma vez, que ela nao se mexia.
Ir para o topo Ir para baixo
FilipeSantos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
FilipeSantos


Número de Mensagens : 48
Idade : 32
Localização : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 10/07/2009

Insolação nos cães Empty
MensagemAssunto: Re: Insolação nos cães   Insolação nos cães EmptySeg Set 28, 2009 8:07 pm

Acho que o que aqui querem referir é o chamado ataque de calor. Insolação só ouvi em pessoas e é o chamado escaldão.
Já li nalgumas revistas de animais que cotumam alertar para esse facto, deixar os cães no carro, altas temperaturas, pouca circulação de ar e sem água.
Normalmente o cão começa a espumar muito da boca e muitos destes ataques costumam ser fatais e acontecem rapidamente.
Chamo a atenção para se acpontecer a mais alguém levar logo ao veterinário e atenção também para não arrefecerem logo os cães drásticamente com água fria e banho logo que pode fazer ainda pior, devem ir arrefecendo devagar.
Ir para o topo Ir para baixo
http://cacaecaesdecaca.blogspot.com
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Insolação nos cães Empty
MensagemAssunto: Re: Insolação nos cães   Insolação nos cães EmptySeg Set 28, 2009 8:56 pm

essas duas cadelas podem ter ataques por serem filhos de pais e filhos ou irmaos.. ou filhas de parentes proximos. muitos podem pensar que é ridiculo o que estou a dizer mas é o que mais ha por este mundo fora, até em competiçoes de beleza, se bem que aqui neste mundo(beleza) é onde se verificam os casos mais extremos. ha duas semanas atras deu uma reportagem na sic noticias onde mostrava o sofrimento dos caes filhos de parentes proximos, e alguns campeoes a nivel mundial. nunca cruzem parentes proximos, sei de muita gente que o faz mas as mentalidades de alguns têm de mudar, so fazem mal aos cães. é a mesma coisa de pais e de filhos( estou a falar de nós humanos).
Ir para o topo Ir para baixo
FilipeSantos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
FilipeSantos


Número de Mensagens : 48
Idade : 32
Localização : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 10/07/2009

Insolação nos cães Empty
MensagemAssunto: Re: Insolação nos cães   Insolação nos cães EmptyTer Set 29, 2009 1:49 pm

Nuno Miguel escreveu:
essas duas cadelas podem ter ataques por serem filhos de pais e filhos ou irmaos.. ou filhas de parentes proximos. muitos podem pensar que é ridiculo o que estou a dizer mas é o que mais ha por este mundo fora, até em competiçoes de beleza, se bem que aqui neste mundo(beleza) é onde se verificam os casos mais extremos. ha duas semanas atras deu uma reportagem na sic noticias onde mostrava o sofrimento dos caes filhos de parentes proximos, e alguns campeoes a nivel mundial. nunca cruzem parentes proximos, sei de muita gente que o faz mas as mentalidades de alguns têm de mudar, so fazem mal aos cães. é a mesma coisa de pais e de filhos( estou a falar de nós humanos).

Acho que neste caso um ataque de calor pode dar a qualquer cão, seja filhos de pais irmãos ou primos ou um cão normal.
Nesses cruzamentos os genes dos cães são muito idênticos o que pode vir a causar problemas como algumas doenças. Nestes cruzamentos muitas vezes apuram-se as qualidades dos cães mas também se apuram os defeitos.
Noutro fórum li um exemplo claro disso. Uma doença que surgiu nos pointers de linhagens/canis ingleses e que provocou muitas mortes e tiveram de deixar de criar.
Ir para o topo Ir para baixo
http://cacaecaesdecaca.blogspot.com
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Insolação nos cães Empty
MensagemAssunto: Re: Insolação nos cães   Insolação nos cães EmptyTer Set 29, 2009 5:23 pm

mas o caso destes cães é que têm ataques, nao nos disseram se éso no verão que estas duas cadelas têm. pelo que entendi de vez enquanto têm ataques.
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Insolação nos cães Empty
MensagemAssunto: Re: Insolação nos cães   Insolação nos cães EmptyTer Set 29, 2009 5:30 pm

Amigo nuno, no meu caso é so no tempo em que esta muito calor e seco.Pois se os caes tiverem uma pinga de agua, ja nao acontece nada.
Tem é que ter agua ou tempo nao muito quente.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Insolação nos cães Empty
MensagemAssunto: Re: Insolação nos cães   Insolação nos cães EmptyTer Set 29, 2009 6:24 pm

brunoferraz escreveu:
Amigo nuno, no meu caso é so no tempo em que esta muito calor e seco.Pois se os caes tiverem uma pinga de agua, ja nao acontece nada.
Tem é que ter agua ou tempo nao muito quente.

Bruno, olha que no sábado havia água e aconteceu na mesma!
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Insolação nos cães Empty
MensagemAssunto: Re: Insolação nos cães   Insolação nos cães EmptyTer Set 29, 2009 8:53 pm

podengos&coelhos escreveu:
brunoferraz escreveu:
Amigo nuno, no meu caso é so no tempo em que esta muito calor e seco.Pois se os caes tiverem uma pinga de agua, ja nao acontece nada.
Tem é que ter agua ou tempo nao muito quente.

Bruno, olha que no sábado havia água e aconteceu na mesma!

pode ser que o calor nesse dia fosse mesmo muito, que aliado a um exesso de peso provoca-se essa reacçao mais profunda nos caes.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Insolação nos cães Empty
MensagemAssunto: Re: Insolação nos cães   Insolação nos cães EmptyTer Set 29, 2009 11:23 pm

acho que nao devem por muito a minha opiniao de lado. lembrem-se disto
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Insolação nos cães Empty
MensagemAssunto: Re: Insolação nos cães   Insolação nos cães Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Insolação nos cães
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: