Caça & pesca & natureza
Caçadores - tendencia a acabar? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Caçadores - tendencia a acabar? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Caçadores - tendencia a acabar?

Ir para baixo 
+13
andre13
domacas
Joao Simao
Kika
jose ANTONIO
diasibiza
altesa
Luis Pala
JCoelho
L.AGOSTINHO
AHMota
podengos&coelhos
Marcodatsun
17 participantes
AutorMensagem
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Caçadores - tendencia a acabar? Empty
MensagemAssunto: Caçadores - tendencia a acabar?   Caçadores - tendencia a acabar? EmptyQui maio 22, 2014 1:00 pm

Boa tarde, Como todo o fórum sabe eu vendo cães de caça ao coelho e como tal lido com caçadores de norte a sul do pais, mas há algo que me tem preocupado e talvez pela idade que tenho reparo mais,
afinal quantos caçadores existem com menos de 25anos? teremos tendência a terminar? Para alem de uma forma geral sermos mal vistos perante a sociedade não caçadora, terão os caçadores com filhos menores vontade de os incentivar a caçar??
Quantos caçadores conhecem jovens na vossa zona?
Aqui nas freguesias vizinhas Paião, Alqueidão, Borda do Campo, Marinha das Ondas posso dizer que talvez existam 5/6 caçadores com menos de 25anos ****** 

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Caçadores - tendencia a acabar? Empty
MensagemAssunto: Re: Caçadores - tendencia a acabar?   Caçadores - tendencia a acabar? EmptyQui maio 22, 2014 3:23 pm

Uma questão muito pertinente amigo Marco.
Nos fóruns, na net, não se nota porque, por norma, são os mais novos que aderem às novas tecnologias e por cá andam.
A caça está a bater no fundo e os desistentes já foram muitos.
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Caçadores - tendencia a acabar? Empty
MensagemAssunto: Re: Caçadores - tendencia a acabar?   Caçadores - tendencia a acabar? EmptyQui maio 22, 2014 6:59 pm

Boas a todos.

Esta questão que, é pertinente, tem muito a ver com a viragem economica que alguem, governo, está a levar a cabo, com toda a prepotencia, no nosso País. Como sabem, com esta politica, estamos a voltar a tempos, a mim não me trazem saudades, e claro que, a caça e toda a sua envolvencia, sente esta recessão em duas vertentes de importâcia capital para o seu desenvolvimento, a falta de dinheiro, fundamental, no bolso das pessoas o que faz pensar o que fazer com tão poucos euros e claro que assim os, mais velhos, Pais não irão, com as dificuldades que estão a atravessar, icentivar os seus descendentes a praticarem atividades que não são assim tão essencias aos valores mais elementar da vida, a comida para a boca, e por isso, os cortes principiam por coisas como esta a atividade ludica, a caça. Tudo isto me faz lembrar os meus já falecidos Pais, que me obrigavam a dar uma  semanada para o meu sustento e ainda me privavam das coisas que tinham prespectivas de lazer e, é por isso que eu lamento estarmos a voltar a um tempo que a mim nunca por tal me passou pela cabeça vir a acontecer.

Esta politica, hoje em dia, só pensa em termos economicistas, mercado de capitais, holinganes, multinacionais, macro empresas, descurando por completo, ou quase, o mais esssencial para um bom e desejavel equilibrio financeiro de todos. É descurado tudo o que é pequeno e medio, estrangula a classe media em pouco tempo, como empresas fundamentais para um mercado de trabalho  que é importante fazer aumentar. Cortes e mais cortes nos  direitos mais elementares das pessoas, sejam socias ou economicos e claro que vamos voltar a ter um País todo cultivado, com trabalhadores a trabalhar de sol a sol, com muita caça tambem, mas essa só vai ser para o grande puder economico.

Tudo isto vai ao encontro do do tema do topico e revela-se, no cada vez mais haver menos jovens a aderir a esta actividade que, praticada com um desejavel equilibrio emocional é muito vantajosa e muito saudavel para quem gosta de facto dela.   

NB: O que vai salvar o caçador menos abonado vão ser as ZCMs, nem que seja para esticar um pouco as pernas e dar um pouco de campo aos cães,  é a minha opinião.

Cumprimentos.
Mota
Ir para o topo Ir para baixo
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
L.AGOSTINHO


Número de Mensagens : 426
Idade : 48
Localização : MOITA DO BOI LOURIÇAL
Data de inscrição : 17/09/2009

Caçadores - tendencia a acabar? Empty
MensagemAssunto: Re: Caçadores - tendencia a acabar?   Caçadores - tendencia a acabar? EmptyQui maio 22, 2014 8:33 pm

A falta de caça e a dificuldade e preço para obter a carta de caçador , faz com que os jovens ´´fujam´´ da caça .

E a mentalidade ´´virtual´´ tambem tem muita culpa ...
Ir para o topo Ir para baixo
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
JCoelho


Número de Mensagens : 801
Idade : 67
Localização : Montijo/Almada
Data de inscrição : 01/07/2009

Caçadores - tendencia a acabar? Empty
MensagemAssunto: Re: Caçadores - tendencia a acabar?   Caçadores - tendencia a acabar? EmptyQui maio 22, 2014 9:03 pm

A recessão não perdoa.
Não tenho dados mas a diminuição dos caçadores vem desde quando? Não é de agora.
Quanto a não haver jovens que substituam as desistências dos mais velhos é porque tem outros divertimentos mais salutares (para a sua idade), sem o despesismo e burocracias inerente ao caçador. Muitos dos jovens que são influenciados pelos pais ou familiares, quando esses desistem acabam também por desistir.
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Pala
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Luis Pala


Número de Mensagens : 22
Idade : 37
Localização : Mirandela
Data de inscrição : 16/05/2014

Caçadores - tendencia a acabar? Empty
MensagemAssunto: Re: Caçadores - tendencia a acabar?   Caçadores - tendencia a acabar? EmptyQui maio 22, 2014 9:57 pm

Na minha opinião e indo no sentido daquilo que ja aqui foi dito aqui no forum, havendo cada vez menos caçadores a caçar, não vai haver por parte destes aquela influencia nos menores( filhos,familiares ou conhecidos), que tal como muitos aqui, foram ganhando aquele fascinio e gosto pela caça durante aquelas jornadas de caça em que foram acompanhar alguem caçador durante a sua infância. 
E fazendo as contas a ser sócio de uma ZCA ou pagar um dia numa ZCM, mais combustivel e portagens, e chegar ao final de uma jornada e não vendo ou então vendo pouca caça é um pouco desanimador.
Porque se existisse caça em abundância mesmo contra tantos gastos acredito que caçadores nunca deixariam de caçar. e muitos jovens iriam acompanha-los nestes dias e ficariam ansiosos por terem a carta e serem eles a caçar.lool
Ir para o topo Ir para baixo
altesa
Moderador
Moderador
altesa


Número de Mensagens : 545
Idade : 70
Localização : Alcanena
Data de inscrição : 26/05/2009

Caçadores - tendencia a acabar? Empty
MensagemAssunto: Re: Caçadores - tendencia a acabar?   Caçadores - tendencia a acabar? EmptySex maio 23, 2014 8:05 am

É por estas e por outras que eu gosto deste espaço de partilha e convívio, lendo com atenção as opiniões espostas, só tenho a dizer que a minha opinião se enquadra em todas as descritas.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Caçadores - tendencia a acabar? Empty
MensagemAssunto: Re: Caçadores - tendencia a acabar?   Caçadores - tendencia a acabar? EmptySex maio 23, 2014 9:21 am

As ZCA e demais "organismos" têm que promover a caça juntos dos mais novos.
Caso contrário a caça pode caminhar para o seu fim.
Ir para o topo Ir para baixo
diasibiza
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
diasibiza


Número de Mensagens : 20
Idade : 44
Localização : v. conde
Data de inscrição : 10/09/2010

Caçadores - tendencia a acabar? Empty
MensagemAssunto: Re: Caçadores - tendencia a acabar?   Caçadores - tendencia a acabar? EmptySex maio 23, 2014 11:33 am

vou partilhar a minha opiniao. concordo com quase tudo que se falou aqui. o dinheiro, a falta de caça e a burocracia são os principais fatores para desistir e não iniciar a atividade.
vamos la ver o que é preciso ter para iniciar atividade: carta de caçador/lupa(renovação em 5 anos +- 50€) so possivel tirar em uma epoca de exames se falhares tens um ano perdido, compra de arma(pelo menos 500€), terreno para caçar(em zcm pelo menos 5€/dia,zca nao sei mas 100€/ano), licença de caça (50€ sem direito a nada). assim por alto gastas 700€ para iniciar. sem caes, viagens e portagens.
Ha desportos na moda mais caros! ex:btt.
na minha opiniao, e vai ser por ai que me vou cansar e desistir algum dia, é as burocracias principalmente de candidaturas e telefonemas, pago licença e não tenho onde caçar!e para caçar/pagar quase que temos que pedir por favor aos sr presidentes das zcms/zca para matar por exemplo 5 tordos/dia.assim não vamos a lado nenhum!

falta local para caçar ao mesmo preco para todos(proprietarios podera ser mais barato), pelo menos nas migratorias devia haver um preço tabela, com facilidade de acesso(licencas no multibanco), mas ai la ia os favores e as cunhas....
Ir para o topo Ir para baixo
jose ANTONIO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
jose ANTONIO


Número de Mensagens : 572
Idade : 38
Localização : castro daire
Data de inscrição : 03/05/2010

Caçadores - tendencia a acabar? Empty
MensagemAssunto: Re: Caçadores - tendencia a acabar?   Caçadores - tendencia a acabar? EmptySex maio 23, 2014 9:43 pm

Pois infelizmente a caça em Portugal esta mesmo muito mal.
Os motivos são muitos,
Desde da falta de euros .
A lei das armas.
As associações que representam os caçadores penso eu que estam pouco activas.
Os custos com as zonas de caça ,onde numa boa parte delas o caçador mal servido zcm zct!
Os custos com os nossos cães, comida veterinário licenças 
Custos de transporte ,portagens caricimas,combustível, etc,se a juntarmos a tudo isto a escaces de caça.
O envelhecimento da população ,o abandono do meio rural e a pouca convivência com o campo,são alguns dos motivos para a desistência ,e para pouca procura de candidatos a carta de caçador ,mas ha muitas mais.
Ir para o topo Ir para baixo
Kika
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Kika


Número de Mensagens : 75
Idade : 32
Localização : Leiria
Data de inscrição : 25/11/2012

Caçadores - tendencia a acabar? Empty
MensagemAssunto: Re: Caçadores - tendencia a acabar?   Caçadores - tendencia a acabar? EmptyDom maio 25, 2014 12:17 pm

Boa tarde a todos!
Antes de mais deixe-me felicitar o autor do tópico pela pertinência deste!

A caça em Portugal realmente tem vindo a ficar de mal a pior e eu tenho visto isso lá em casa... Dantes o meu pai percorria Portugal de norte a sul e vinha sempre de mala cheia, já no ano passado foi o meu primeiro ano a caçar e chegou a haver jornadas em que não víamos um único coelho!! isso era desmotivante porque fizemos km de estrada (gastar dinheiro em gasóleo e portagens) para depois virmos de mãos a abanar...

Por todas as razões que já foram enumeradas (crise, lei das armas, burocracias, falta de caça, etc.), eu acrescento mais uma: na minha opinião, o mundo da caça ainda é um mundo à parte para a sociedade não caçadora! Com isto quero dizer que acho-o muito fechado, por exemplo, nos telejornais a temática "caça" só aparece quando é uma má noticia: "caçador mata lobo ibérico" ou "caçador morre no exercício da caça", porém, nunca se fala que são os caçadores e as associativas que tentam proteger espécies autóctone e que se gastam rios de dinheiro a tentar-se fazer repovoamentos viáveis! Acho que faltam acções de sensibilização/"angariação" por parte da FENCAÇA ou de outras associações por todo o País (não é só na capital) para se poderem desmistificar alguns mitos deste desporto maravilhoso! Mesmo nas camadas jovens, quando disse aos meus colegas que tinha a carta de caçador muitos reviraram-me os olhos e disseram-me que agora ia matar animais indefesos! Por amor da santa, de certeza que eles fazem coisas bem piores...

Mais concretamente em relação aos jovens (contra mim falo), conhecem alguns que estão dispostos a levantarem-se às 4h ou 5h da manhã ao fim de semana para irem caçar?? A essas horas estão eles a irem para as discotecas... Eu estou a estudar em Lisboa mas sou de Leiria e houve muitos fins-de-semana, em que ia a casa só para depois poder ir para a caça com o meu pai! Outra coisa é que o mundo da caça ainda é visto como "só para homens"... Coitado do meu pai, teve 2 raparigas, por isso nunca nos incentivou a tirarmos a carta, por isso no dia em que lhe disse que queria tirar a carta, no dia a seguir já tinha os papéis lá em casa para meter!!  Agreement  No meu dia do exame da LUPA eu era a única rapariga!

Pronto isto é a minha opinião pessoal e ainda me falta muitooo para aprender sobre este mundo!

Cumprimentos a todos e boa continuação deste debate.
Ir para o topo Ir para baixo
Joao Simao
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Joao Simao


Número de Mensagens : 182
Idade : 32
Localização : Leiria
Data de inscrição : 15/11/2009

Caçadores - tendencia a acabar? Empty
MensagemAssunto: Re: Caçadores - tendencia a acabar?   Caçadores - tendencia a acabar? EmptyDom maio 25, 2014 2:44 pm

Boas...

Faço parte da minuria dos tais "putos caçadores", mas é com algum pesar que vejo este desporto/lazer a tornar-se cada vez mais um luxo só para quem tem capital...

Mas voltando ao tema, eu como fazendo parte, da direção da associativa onde caço, tenho uma vista previligiada da situação, em cerca de 200 associados temos aproximadamente 10 com idades proximas dos 25, explicações para isto já muito foi dito, mas a que eu penso que seja a mais fulcral é sem duvida os valores que nos indusem...
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Caçadores - tendencia a acabar? Empty
MensagemAssunto: Re: Caçadores - tendencia a acabar?   Caçadores - tendencia a acabar? EmptyDom maio 25, 2014 4:02 pm

Boas...

Duas questões fulcrais e muito importantes, na minha opinião, para o que está a acontecer neste mundo que tanto adoramos.

1ª- Sem duvida a politica de recessão economica que presentemente estamos a sentir na pele, na carne e em tudo e que nos vai asfixiando economicamente obrigando muitos caçadores a desistir desta actividade e tambem aos pretendentes a serem-no fazer a estes pensarem que a caça nesta vertente economicista não lhe traz interesse algum em  inicia-la (eu continu-o a ser teimoso mas já não vou gastar nem um 1/4 do que tinha por habito faze-lo numa epoca venatoria e a tendencia, deixar nunca, para o futuro, é caçar só na ZCM da minha terra). As coisas estão muito caras só porque o nosso puder economico não está a ser compativel para fazer face á carga de imposto que nos estão a impôr e a fazer pagar, contribuindo e refletindo-se, pela negativa, nesta e outras actividades de lazer. Noutros países, nesta situação de encargos, é tudo muito mais caro, mas felizmente para eles ganham mais do que o suficiente para os pagar e ainda lhe sobra muito dinheiro para o que é mais esssencial á vida, mudar desta para outra politica mais sensivel aos problemas dos Portugueses era o essencial para haver uma mudança que se refleti-se, para melhor, na vida economica das pessoas que, secalhar até não somos um País europeu!, permiti-se suportar minimamente as despesas desta actividade. 

2ª- A mentalidade do caçador, este não pode entrepertar a caça numa prespectiva dos quantitativos de abate, mas sim desfrutar da alegria de andar no campo a caçar ajudando assim, divirtindo-se, a desenvolver o aumento das especies cinegeticas. Deve o caçador  programar um calendario de jornadas de caça para a sua epoca venatoria perante o que se lhe depara, RO, mas sempre dentro das suas possibilidades financeiras senão, virá para casa quase sempre desiludido, neste aspecto, felizmente, há a possibilidade, no sector, de se ser organizado. Não se conseguindo numa epoca aquilo a que nos proposemos atingir, na proxima tenta-se com outro calenadrio e noutras ZCs, até que um dia, talvez, consigamos atingir o indespensavel equilibrio do dinheiro que disponibilizamos e ele seja equiparado á caça que abatemos. É claro que esta minha tese pode ser falivel como é tudo na vida, mas o caçar no presente já é isto e no futuro mais o virá a ser. Negocio? quanto a mim ele existe dentro do RO mas nem todos os tipos de ZC o praticam nem popdem, pois estão sujeitas a um regulamento muito apertado que pode causar graves danos colaterais aos seus membros gestores.

Cumprimentos.
Mota


Última edição por AHMota em Dom maio 25, 2014 10:34 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
L.AGOSTINHO


Número de Mensagens : 426
Idade : 48
Localização : MOITA DO BOI LOURIÇAL
Data de inscrição : 17/09/2009

Caçadores - tendencia a acabar? Empty
MensagemAssunto: Re: Caçadores - tendencia a acabar?   Caçadores - tendencia a acabar? EmptyDom maio 25, 2014 8:18 pm

Se o CR7 gostasse da caça já havia muito ´´Puto´´ a tirar a carta de caçador .O grande problema é falar do caçador como

destruidor e não como construtor .O Governo quer é os €uros dos caçadores , não querem saber se o coelho esta a morrer ou

se cada vez ha menos caça . Os Ambientalistas querem é introduzir o Lince , com isto gastam milhares de €uros sem terem

sucesso e sem primeiro criar condições para depois Sim , avancarem com a introdução .Ha uns Anos o estado pagava para

não se cultivar  e agora ?

 Um Puto ao saber destas situações não vai gastar dinheiro com a carta de caçador ....
Ir para o topo Ir para baixo
domacas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
domacas


Número de Mensagens : 145
Idade : 40
Localização : Porto
Data de inscrição : 31/01/2012

Caçadores - tendencia a acabar? Empty
MensagemAssunto: Re: Caçadores - tendencia a acabar?   Caçadores - tendencia a acabar? EmptySeg maio 26, 2014 4:05 pm

Boas Marco,

no meu grupo a coisa ta dividida. 3 com menos de trinta anos, 1 com 30 e poucos, e 2 com 50 e poucos. conheço outro grupo na minha  zca que tem 4 ou 5 caçadores jovens... principalmente em montarias vejo muita gente jovem... por isso...nao sei nao me parece preocupante. e sinceramente ate acho bem que os caçadores tenham ja uma certa idade... adolescente com sangue na guelra e arma na mao..... sei la.. cuidado. 

quando fui a exame ( ha 2 anos) a media de idade devia ser de trinta e poucos anos. tb pk acho que o gosto pela caça e pelas armas, se nao for incentivado desde miudo...talvez se manifeste mais tarde. 

o que quero dizer é que com mais de trinta vejo muitos..acabados de tirar a carta. e acho que é bem que assim seja.
Ir para o topo Ir para baixo
andre13
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
andre13


Número de Mensagens : 214
Idade : 33
Localização : Castedo-Alijo
Data de inscrição : 16/04/2010

Caçadores - tendencia a acabar? Empty
MensagemAssunto: Re: Caçadores - tendencia a acabar?   Caçadores - tendencia a acabar? EmptySeg maio 26, 2014 5:20 pm

Boas malta, e boas Marco pois foste tu quem criou o tópico...

Sendo eu caçador jovem mas presente no Mundo da caça desde de muito cedo, constato o mesmo que tu, na minha aldeia que é por tradição uma aldeia de caçadores sou o único com menos de 30 ano e digo 30, no meu concelho que é Alijó, uma zona com clara tradição cinegética somos talvez entre 4/6 os caçadores com menos de 25 anos....
Esta situação deixa-me um pouco triste pois nada é feito pelos sucessivos governos para incentivar os jovens para esta bela arte... no entanto deixo a "feliz" noticia que na minha aldeia há 4/5 miúdos cheios de vício e mortinhos por atingirem a idade legal para poderem tirar a carta de caçador sendo que dois deles são meus familiares diretos irmão e primo...

Por ultimo faço um pedido a todos nós comunidade caçadora para que tente de todas as formas possíveis dignificar o papel do caçador e o mundo da caça de forma a cativar o maior numero possível de jovens para a nossa nobre arte...
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Caçadores - tendencia a acabar? Empty
MensagemAssunto: Re: Caçadores - tendencia a acabar?   Caçadores - tendencia a acabar? EmptyQua maio 28, 2014 7:41 pm

a muito que não escrevo por aqui nem em outros fóruns o vagar e muito pouco ---mas 2 a 3 vezes por semena ainda dou por ca umas espreitadelas ---mas não desisti da caça nem de ter vários caes -----concordo com tudo  o que se tem dito por aqui e tem sido muito ----mas na minha opinião há um ser essencial a caça e foi esse que fez com que houvesse milhares de caçadores de há muitos anos para ca ----e sera esse ser a acabar com a maioria dos caçadores ---já perceberam que esse ser maravilhoso e o COELHO BRAVO ---do que conheço da caça e o coelho bravo que movimenta tudo o que tem a ver com caes e caça em si caça sem ele não e caça ----e sera a sua ou não recuperação que ditara o futuro dos caçadores -----convençam-se do que escrevo o coelho bravo dentro de poucos anos estará a beira da extinção -----dou um ex ----actualmente trabalho no mundo da camionagem e andei a fazer 1 volta do Alentejo durante 1 mês ----BEJA mais concretamente sempre por estradas nacionais a varias horas e por incrível que pareça durante 1 mês nem 1 coelho consegui avistar por incrível que pareça ---corvos sim as centenas --o Alentejo sempre foi e sera a mae da caça ---agora meditem ----um abraço a todos os foristas e amigos ---penso que ainda tenha muitos nesta casa ---
Ir para o topo Ir para baixo
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Banzé


Número de Mensagens : 339
Idade : 50
Localização : Cabo da Roca - Cascais
Data de inscrição : 07/03/2008

Caçadores - tendencia a acabar? Empty
MensagemAssunto: Re: Caçadores - tendencia a acabar?   Caçadores - tendencia a acabar? EmptyQui maio 29, 2014 9:37 am

Os caçadores têm tendência a acabar, como tudo na vida, mas acho que por "selecção natural".
Até agora quem tem vindo a desistir é quem já estava em fim de carreira, as alterações na lei vieram acelerar o que muitos já pensavam fazer há muito tempo.
Não vejo isso como uma calamidade.

Muitos deixaram de caçar pela complexa lei das armas, outros porque deixaram caducar os documentos e para os renovar agora é muito complicado, outros por não terem transporte para se deslocarem para outras zonas, porque onde caçavam agora está cheio de casas, etc, etc...
As pessoas desistem por todas as razões, a verdade é que não conseguimos renovar com a entrada de caçadores novos.

Mas a malta nova quer é charros, Playstation, bebedeira, discoteca toda a noite, só uma minoria tem uma vida saudavel e gosto por criar um cão e passea-lo no campo, já não falando que a malta jovem cresce em apartamentos porque os pais tiveram de se deslocar para os centros urbanos por causa dos empregos.
Hoje ser caçador dá muita despesa e dor de cabeça, quem é que com 20 anos se priva de seja do que for, para ir levar um barrete a uma qualquer reserva?
Depois nem aérios nem caça, no próximo fim de semana vai mas é gastar os 60€ ou mais nos copos toda a noite e ainda lava a vista, pois caça nem vê-la.

Outra razão, no meu entender, é que eu como caçador e como Pai, não "quero" que o meu filho seja caçador daqui a 10 anos, sei que vai ser dificil contrariá-lo, mas eu preferia que ele não fosse um dos nossos.

Isto de criar cães todo o ano, ensinar cachorros que depois não dão nada, deslocações para todo o lado para não matar nada, molhas no corpo e constipações, posto numa balança com os prazeres do outro lado, que já começam a ser tão escassos, o prato já está a ficar desiquilibrado.

Conheço pessoas que arrumaram a espingarda, com muita pena para eles, mas que na minha opinião já o deviam ter feito há muito tempo.

Esta é para mim a mais forte razão do decréscimo de numero de caçadores, a malta jovem não se interessa pela caça, começam desde cedo a ouvir an escola os Drs. do Parque Natural e dos Pseudo-Ecologistas, com palestras anti-caça camufladas de protectores da natureza.

Hoje se queres ganhar votos, diz-te anti-caça, anti-touradas, não comas carne, etc, por tudo isto os jovens não crescem motivados pela caça como muitos de nós crescemos.

Hoje temos milhares de carros nas estradas onde noutros tempos haviam muitos coelhos, hoje cada coelho que vai mijar á estrada é atropelado.
Toda a "evolução" da sociedade, no sentido certo ou não, levou a isto.
Ir para o topo Ir para baixo
andre13
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
andre13


Número de Mensagens : 214
Idade : 33
Localização : Castedo-Alijo
Data de inscrição : 16/04/2010

Caçadores - tendencia a acabar? Empty
MensagemAssunto: Re: Caçadores - tendencia a acabar?   Caçadores - tendencia a acabar? EmptyQui maio 29, 2014 11:48 am

Amigo Bazé tenho que lhe responder a sua mensagem porque não concordo com o que você disse, a jovens que amam a caça, que se dão ao trabalho de acordar a 5 da manha para ir treinar os cães, ou para receber um grupo de amigos que chega de longe para uma caçada e "têm que matar o bicho", a jovens que chegam do trabalho, jantam, vestem uma roupa diferente da que se leva para a "noite" e vão treinar os cães até as tentas da noite....não diga que não saia a noite ou vá a uma festa com amigos mas digo-lhe que trocava 20 noites de farra por uma jornada de caça...

P.S. Um abraço e um bem aja, deixe o miudo vir para o maravilhoso mundo da caça, vai ser um viciado de certeza...
Ir para o topo Ir para baixo
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Banzé


Número de Mensagens : 339
Idade : 50
Localização : Cabo da Roca - Cascais
Data de inscrição : 07/03/2008

Caçadores - tendencia a acabar? Empty
MensagemAssunto: Re: Caçadores - tendencia a acabar?   Caçadores - tendencia a acabar? EmptyQui maio 29, 2014 2:18 pm

Quando deixei a minha opinião, quis mostrar o que, no meu entender, é uma maioria que não quer a caça.
Claro que há jovens como tu, como eu fui, que gostam disto, mas são uma minoria e a entrada dessa minoria nos numeros de caçadores que desistem, não conseguem compensar as saidas.

Tens toda a razão, mas creio que tambem consegues ver alguma verdade no que escrevi.

Se depender de mim o rapaz não sofrerá dessa doença, até lá espero tambem eu me curar.

Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Caçadores - tendencia a acabar? Empty
MensagemAssunto: Re: Caçadores - tendencia a acabar?   Caçadores - tendencia a acabar? EmptyQui maio 29, 2014 2:34 pm

Banzé escreveu:
Se depender de mim o rapaz não sofrerá dessa doença, até lá espero tambem eu me curar.
Não faça isso ... a caça precisa de sangue novo. Agreement
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Caçadores - tendencia a acabar? Empty
MensagemAssunto: Re: Caçadores - tendencia a acabar?   Caçadores - tendencia a acabar? EmptySeg Jun 02, 2014 10:45 pm

André boas palavras com derrotismos não vamos a lado nenhum. E depois valem mais poucos e bons, que transmitam a imagem de verdadeiros caçadores que muitos que de caçadores só têm o nome.
 Tenho um amigo que costuma dizer que a vida de caçador é uma vida amargurada, saímos de casa de madrugada e muitas vezes voltamos à noite sem matar nada. Ser caçador é isto e só assim tem piada, nada é garantido.
 Isto das doenças dos coelhos a mim também me derrota um bocado, mas tenho sempre esperança que no próximo ano morram menos. Pois a caça ao coelho é a que mais me faz mexer, sem caça ao coelho e sem cães a caça para mim não tem interesse.
Ir para o topo Ir para baixo
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
L.AGOSTINHO


Número de Mensagens : 426
Idade : 48
Localização : MOITA DO BOI LOURIÇAL
Data de inscrição : 17/09/2009

Caçadores - tendencia a acabar? Empty
MensagemAssunto: Re: Caçadores - tendencia a acabar?   Caçadores - tendencia a acabar? EmptyQua Jun 04, 2014 8:35 pm

Já somos dois !!!
Ir para o topo Ir para baixo
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
JCoelho


Número de Mensagens : 801
Idade : 67
Localização : Montijo/Almada
Data de inscrição : 01/07/2009

Caçadores - tendencia a acabar? Empty
MensagemAssunto: Re: Caçadores - tendencia a acabar?   Caçadores - tendencia a acabar? EmptyQua Jun 04, 2014 10:23 pm

Três.
Ir para o topo Ir para baixo
uGalfarro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
uGalfarro


Número de Mensagens : 18
Idade : 40
Localização : Santa Comba Dão
Data de inscrição : 23/02/2014

Caçadores - tendencia a acabar? Empty
MensagemAssunto: Re: Caçadores - tendencia a acabar?   Caçadores - tendencia a acabar? EmptySex Jun 06, 2014 5:04 pm

Olá Boa tarde
Sou um caçador que me posso considerar novato perante alguns de vocês que escrevem e bem aqui neste forum e sobre este tema que aproveito também para felicitar quem o colocou aqui em discussão. Tenho 30 anos sou caçados acerca de 11 anos e como todos vocês sabem uns dias o "dia é da caça outros do caçador". Mas o que me faz deixar aqui o meu comentário em relação há falta de caçadores novos, é tudo aquilo que já foi referido anteriormente, mas também o não haver mais acções de sensibilização por parte dos clubes, associativas, turísticas, ICNF, e ministério da agricultura e das pescas para o facto de nós caçadores também somos conservadores da natureza. Muitas das zonas de caça que foram criadas e associativas em vez de utilizarem as verbas que são pagas por nós caçadores por cada dia de caça ou por cotas dos próprios clubes gestores em benefício da caça da zona pela qual estão a tomar conta, fazendo rastreio de quantos efectivos existem, vacinando as espécies mais vulneráveis a doenças, fazendo comedouros e bebedouros para que se possam manter os poucos efectivos, utilizam sim esse dinheiro em outras coisas que não são para aqui chamadas...tudo isto acaba por afastar alguns dos caçadores, e criar resistências a que novos se juntem a este mundo lindo que é a caça.
Se juntarmos a isto tudo o facto de sair com os cães um, dois, três etc..dias por aí fora e chegar a casa sem ter visto qualquer tipo de peça de caça, e muito normal que o nosso universo seja cada vez mais pequeno.
Abraço a todos e desculpem pelo desabafo.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Caçadores - tendencia a acabar? Empty
MensagemAssunto: Re: Caçadores - tendencia a acabar?   Caçadores - tendencia a acabar? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Caçadores - tendencia a acabar?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» para caçadores
» Caçadores de pau (BATEDORES)
» CONCENTRAÇÃO DE CAÇADORES " VAMOS LUTAR" PELOS NOSSOS DIREITOS
» Associação de Caçadores
» #######Atenção Caçadores#########

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: A Caça em Portugal :: Debates-
Ir para: